LEIBNIZ E A CONCILIAÇÃO ENTRE FÉ E RAZÃO

Cadernos De Ética E Filosofia Política

Endereço:
AV. PROF. LUCIANO GUALBERTO, 315 - CIDADE UNIVERSITáRIA
São Paulo / SP
Site: http://www.fflch.usp.br/df/cefp/
Telefone: 11-3091-3761
ISSN: 15170128
Editor Chefe: Maria das Graças de Souza
Início Publicação: 31/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

LEIBNIZ E A CONCILIAÇÃO ENTRE FÉ E RAZÃO

Ano: 2007 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Celi Hirata
Autor Correspondente: Celi Hirata | [email protected]

Palavras-chave: leibniz, descartes, verdades eternas, fé, razão, cristianismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Contra a tese cartesiana da criação das verdades eternas, Leibniz
sustenta que as leis do pensamento possuem validade absolutamente
universal, o que significa que entre Deus e nós há um terreno
lógico comum. Caso contrário, não seria viável fornecer a justificativa
tanto teórica como moral do mundo, isto é, não haveria uma razão suficiente
da criação. Mas mais do que isso, uma vez que entre todos os
espíritos – incluindo a inteligência humana e a divina – há uma certa
relação de conveniência, a razão, definida como encadeamento de verdades
não deve ser contrária à fé, mas, ao contrário, deve fundamentá-
la, distinguindo o cristianismo das demais religiões e justificando sua
superioridade. Ou seja, a contraposição à afirmação de Descartes
segundo a qual as verdades necessárias e eternas são, juntamente com o
mundo, criadas, possui em Leibniz, mais do que uma implicação epistemológica,
o papel de uma dupla justificação moral, a saber, com relação
à criação, por um lado, e à religião cristã, por outro.



Resumo Inglês:

In contrast to the Cartesian thesis on the creation of eternal
truths, Leibniz supports that the laws of thought have absolutely universal
validity, what means that between God and us exists a common logical
field. Otherwise, it would not be possible to provide both the
theoretical and moral justification of the world, i. e., there would be no
sufficient reason for creation. But beyond it, once there is a kind of convenient
relation among all spirits – including human and divine intelligence
– reason, defined as the connection of truths, shall not be contrary
to faith, but must serve as its foundation, in distinguishing Christianity
and other religions to justify its superiority. In other words, the opposition
to Descartes statement in which the necessary and eternal truths are
altogether created with the world, has in Leibniz something else than an
epistemologically implication: the role of a double moral justification
with relation to creation on the one hand and Christian religion on the
other.