A leitura da obra de arte sob uma perspectiva hermenêutica

Ouvirouver

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila, 2160 - bloco 1V
/ RJ
0
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver
Telefone: (34) 3239-4522
ISSN: 1809290X
Editor Chefe: Lilia Neves Gonçalves
Início Publicação: 31/12/2004
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Artes

A leitura da obra de arte sob uma perspectiva hermenêutica

Ano: 2010 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Sonia R. Albano de Lima, Maria Elisa Risarto
Autor Correspondente: Sonia R. Albano de Lima | [email protected]

Palavras-chave: Leitura, hermenêutica, processo interpretativo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo traz para o conceito de leitura nas artes, uma análise hermenêutica. A fundamentação
teórica do texto pautou-se basicamente nos escritos de H. G. Gadamer, L. Pareyson,
e Lima. As autoras, baseadas em pressupostos hermenêuticos, admitem que as artes também
são formas de linguagem produzidas pelo homem, e, portanto, têm um sentido de comunicabilidade,
ainda que diferenciado da linguagem verbal. A partir dessa análise, objetiva-se
atribuir ao conceito de leitura nas artes, uma ampliação significativa. Com isso, observa-se que
os intérpretes no processo de execução artística assumem a posição de co-criadores e co-participantes
da obra, atualizando-a constantemente, sem ferir o princípio de fidelidade artística.



Resumo Inglês:

The present article brings a hermeneutic analysis to the concept of reading in arts. The theoretical
foundation for the present work was mainly centered in the studies of H. G. Gadamer,
L. Pareyson, and Lima. Based on hermeneutic assumptions, the authors admit that the arts
are also forms of language produced by man, thus having a sense of communicability, even
if they are distinguished from the verbal language. As from this analysis, the aim would be to
attribute a significant enlargement to the concept of reading in arts. Therefore, it is observed
that in the process of artistic performance, the interpreters take over the position of co-creators
and co-participants in the work, constantly updating it, without hurting the principle of artistic
faithfulness.