Leitura da prosa poética contemporânea

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ISSN: 19822014
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Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Leitura da prosa poética contemporânea

Ano: 2006 | Volume: 31 | Número: Especial
Autores: Flávia Brocchetto Ramos
Autor Correspondente: Flávia Brocchetto Ramos | [email protected]

Palavras-chave: Leitura, prosa poética, literatura infantil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir do momento em que a infância passa a ser vista como uma fase da vida, a criança começa a receber bens culturais específicos, entre eles uma literatura própria. Nas primeiras obras destinadas ao público infantil, o infante era apenas receptor do texto e quase não aparecia como personagem, porém, com a consolidação do gênero, a criança alcança o lugar de protagonista. Neste texto, investiga-se o modo como duas obras contemporâneas se constroem (Os bolsos do mundo, de Fabiana Tasca, 2003 e Exercício de ser criança, de Manoel de Barros,
1999), a fim de analisar a proposta de leitura que subjaz às mesmas. Tais obras, pela palavra e ilustração, veiculam conteúdos que respeitam os anseios e as perspectivas da criança e expressam, respectivamente, a fantasia do público mirim, que concebe espaços do mundo como bolso que esconde seres, e a relação da menina com seu irmão apontando sonhos inerentes à infância. As duas narrativas, por meio da visualidade e da palavra, privilegiam a interação dos pequenos com o texto e sinalizam a emancipação do leitor e da própria literatura infantil, que assume estatuto de arte.



Resumo Inglês:

receive specific cultural products, among them a literature for themselves. On the first books aimed at children, they were only the text’s addressee and they almost never appeared as characters. However, with the genre’s consolidation, children were able to reach the protagonist’s role . This article examines how two contemporary
works (Os bolsos do mundo, by Fabiana Tasca, 2003 and Exercício de ser criança, by Manoel de Barros, 1999)are built, in order to analyze their underlying reading proposal. These works convey, by words and illustration, a content that respects children’s longings and perspective. They express, respectively, children’s fantasy of conceiving world spaces as a pocket hiding beings and a girl’s relationship with her brother and intrinsic childhood dreams. Both narratives, using illustration and words, allow children’s interaction with the text and signal the emancipation of both reader and children’s literature, granting it as an art status.