Leitura jurídica das pinturas de Cândido Portinari com base no princípio da primazia da realidade dos fatos

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região

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ISSN: 0104-7027
Editor Chefe: Flávia Simões Falcão
Início Publicação: 28/02/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Direito

Leitura jurídica das pinturas de Cândido Portinari com base no princípio da primazia da realidade dos fatos

Ano: 2019 | Volume: 23 | Número: 1
Autores: A. P de Miranda, R. P. Vital
Autor Correspondente: Miranda,Atena Pontes de, Vital, Rafael Pontes | [email protected]

Palavras-chave: Primazia da realidade dos fatos, Trabalhador rural

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A arte, como expressão social humana, é, quase sempre, utilizada como forma de retratar e escancarar as realidades sociais, ou seja, serve como mecanismo de manifestação. Nem sempre, entretanto, as telas pintadas visam mostrar a realidade social, fato este que pode ser observado nas obras de Cândido Portinari, um dos expoentes da pintura brasileira e que utilizou as telas para retratar, em várias oportunidades, relações de emprego. Busca-se, então, fazer uma leitura jurídica nas telas de Portinari através do princípio da primazia da realidade dos fatos, observando-se se os contextos sociais retratados nos quadros correspondem, efetivamente, à realidade laboral. Como metodologia, o presente artigo utilizará o método qualitativo, analisando as pinturas de Portinari com base na doutrina jurídica e artística.