O presente texto organiza reflexões, análises e experiências desenvolvidas em oficinas de livre leitura realizadas no projeto “Leituras Dramatizadas, o livro em cenaâ€. O principal objetivo foi aproximar leitores ao livro impresso e despertar o prazer da leitura. Com o livro em mãos, ator principal a compartilhar espaço com novos leitores, as reuniões eram realizadas para desfrutar sabores de leituras diversas. Os autores usados nas oficinas foram de variadas modalidades e origens, e o livro impresso fez o papel de ator e de agente, ambos propiciadores de mudanças de comportamento e atitudes perante a vida, tanto pessoal quanto profissional. A proposta derivou da crença de que é possÃvel contagiar os
ouvintes por meio da sedução das leituras dramatizadas, ampliando concepções sobre as relações humanas e o conhecimento em geral. Para além de uma sala de aula tradicional, o projeto proporcionou inclusão social, à medida que exercitou habilidades de leitura em público e a formação de multiplicadores de forma lúdica, prazerosa e vivencial.
This paper analyzes an experience developed in the project “Dramatized readings, the book goes to the stageâ€. Free reading workshops were held in order to encourage the pleasure of reading. With the book in hand, like an actor sharing space with new readers, project meetings were held to enjoy flavors of several readings. Several authors were used in the workshops, and the book did the role of actor and agent, both conducing to a changes. The proposal started from the belief that it is possible to encourage new readers through dramatized readings, expanding conceptions of human relationships and knowledge in
general. Unlike a traditional classroom, the project provided another form of social inclusion, training the reading skills in public and multipliers in a playful manner, pleasant and experiential.