Este artigo estuda o Grupo Teatro da Cidade (GTC), privilegiando algumas formas de comunicação e cultura de uma região. Trata-se de um grupo de teatro profissional que se estabeleceu em Santo André, no ABC paulista, entre 1968 e 1978, tendo atuado num perÃodo de intensa repressão institucional. Seus membros, ao narrarem suas lembranças, rememoraram experiências diversas dos mecanismos de controle social, entrelaçando-as à ação da censura e à s manifestações artÃstico-culturais na cidade. Pretendese, assim, identificar, sob o ponto de vista das pessoas envolvidas (atores e atrizes do GTC), como se deu a ação das forças repressivas e, em particular, da censura, buscando recuperar as memórias do medo.
This paper studies the City Theatre Group (Grupo de Teatro da Cidade – GTC), stressing a number of regional communication and cultural forms. It is a professional theatre group established and working in Santo André, in the São Paulo state area known as ABC paulista, between 1968 and 1978, which was a time of harsh institutional repression. Its members narrate their memories and, at the same time, recall different experiences of social control mechanisms, intertwining these with censorship and artistic-cultural manifestations in their city. This way, we intend to identify, from the point of view of people involved (GTC actors), how repression, particularly censorship, acted and to reclaim the memories of fear.