O uso das tecnologias é meio propício para inserir e envolver o aluno em práticas de leitura e escrita digitais. Diante disso, este relato traz parte das ações do projeto de extensão "Entre lendas e contos: o papel das novas tecnologias no processo de Alfabetização” com objetivo de contribuir para o processo de letramento digital e de lecto-escritura com lendas amazônicas de alunos do 3º ano de escolas públicas de Belém-PA. São aqui relatadas duas oficinas realizadas nos meses de agosto e novembro de 2018, com alunos do 3º ano de duas escolas públicas e sob a condução de licenciandos participantes do projeto. A primeira oficina contou com alunos das escolas A e B, e a segunda, apenas com alunos da escola A. Na oficina 1, os alunos das escolas envolvidas(A e B) participaram da contação da lenda do Curupira. Na sequência, foram orientados a recontar a lenda na forma de quadrinhos, por meio do software “HagáQuê”, produzindo a retextualização; essa dinâmica repetiu-se na oficina 2, na escola A, com a lenda do Boto. Na primeira oficina, notou-se certa destreza dos alunos quanto ao uso do aplicativo, porém com limitações na escrita convencional, na seleção e combinação das letras para digitar palavras e frases, isso mais evidente nos alunos não alfabéticos, embora todos demonstrassem o interesse em ler e escrever ou digitar, atraídos pela novidade tecnológica. Na segunda oficina, realizada como complementação na escola A, observou-se avanços no manuseio digital e melhor desempenho na escrita, comparados ao momento da oficina1, através do software Hagáquê. Conclui-se que o uso de tecnologias digitais, como ferramentas para a alfabetização e letramento dos alunos com dificuldades na leitura e na escrita, mostrou-se estratégia oportuna de enfrentamento dessa realidade desafiadora, assim como de formação do professor que necessita conhecer e saber lidar com esses desafios, em prol de um letramento digital atrelado ao processo de aquisição da leitura e da escrita em contexto social.
The use of technologies is a propitious way to insert and involve the student in digital reading and writing practices. Therefore, this report brings part of the actions of the extension project "Between legends and tales: the role of new technologies in the process of Literacy" with the objective of contributing to the process of digital literacy and reading-writing with Amazonian legends of 3rd grade students from public schools in Belém-PA. Two workshops are reported here, held in August and November 2018, with 3rd grade students from two public schools and under the leadership of graduates participating in the project. The first workshop had students from schools A and B, and the second, only students from school A. In workshop 1, students from the schools involved (A and B) participated in the telling of the legend of Curupira. In the sequence, they were guided to retell the legend in the form of comics, through the software "HagáQuê", producing the retextualization; this dynamic was repeated in workshop2, in school A, with the legend of Boto. In the first workshop, a certain dexterity of the students was noticed regarding the use of the application, but with limitations in conventional writing, in the selection and combination of letters to type words and phrases, it isonly more evident in non-alphabetic students, although they all showed the interest in reading and writing or typing, attracted by the technological novelty. In the second workshop, held as a complement at school A, advances in digital handling and better writing performance were observed, compared to the moment of the workshop1, through the Hagáquê software. It was concluded that the use of digital technologies, as tools for literacy and literacy of students with difficulties in reading and writing, proved to be a timely strategy to face this challenging reality, as well as training the teacher who needs to know and know how to deal with these challenges, in favor of a digital literacy linked to the acquisition process of reading and writing in a social context.
La utilización de tecnologías favorece la inserción y la participación de los estudiantes en las prácticas de lectura y escritura digitales. El artículo aporta parte de las acciones del proyecto de extensión "Entre leyendas y cuentos: el papel de las nuevas tecnologías en el proceso de alfabetización". El objetivo es contribuir al proceso de alfabetización digital y lectoescritura com leyendas de la Amazonia de estudiantes de 3º año de la escuela pública elemental de Belém-PA. En los meses de agosto y noviembre de 2018 se celebraron dos talleres con estudiantes de tercer año de dos escuelas públicas y bajo la orientación de los estudiantes universitarios que participan en el proyecto. En el primer taller participaron estudiantes de las escuelas A y B, y en el segundo taller, sólo estudiantes de la escuela A. En el taller 1, los estudiantes de las escuelas involucradas (A y B) participaron en el relato de la leyenda de Curupira, y luego fueron instruidos para volver a contar la leyenda en forma de cómics, utilizando el software "HagáQuê", produciendo la retextualización, esta dinámica se repitió en el taller 2, en la escuela A, con la leyenda de Boto. En el primer taller se notó cierta destreza de los alumnos en el uso de la aplicación, pero presentaron limitaciones en la escritura convencional, en la selección y combinación de letras para escribir palabras y frases; esto fue algo más notorio en los alumnos no alfabéticos, aunque todos mostraron interés en la lectura y escritura o en la mecanografía, atraídos por la novedad tecnológica. En el segundo taller, llevado a cabo para tener complemento a la escuela A, se observaron avances en el manejo digital y un mejor desempeño en la escritura, en comparación con el momento del taller1, a través del software Hagáquê. Se concluye que el uso de las tecnologías digitales como herramientas para la alfabetización en la sociedad de los estudiantes con dificultades en la lectura y la escritura resultó ser una estrategia oportuna para enfrentar esta desafiante realidad, así como para la capacitación de los profesores que necesitan saber cómo enfrentar estos desafíos para alcanzar la alfabetización digital cerca del proceso de adquisición de la lectoescritura en la sociedad.