Lições que a fênix nos traz

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Lições que a fênix nos traz

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Marisa Trench Fonterrada
Autor Correspondente: Marisa Trench Fonterrada | [email protected]

Palavras-chave: Educação musical, Eterno retorno, Revisão histórica, Propostas atuais Resumo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Trata-se neste artigo das mudanças que ocorrem no mundo em diferentes épocas e discute-se a concepção de tempo mítico em relação ao tempo linear, como sugere Mircea Eliade, que vê na sociedade ocidental múltiplos exemplos do que ele denomina “eterno retorno”, isto é, a volta cíclica de fenômenos ocorridos em determinada época, a tempos posteriores. Como símbolo dessa ideia, traz-se a figura da fênix, pela sua capacidade de renascimento eterno. Pretende-se examinar alguns exemplos de educação musical ocorridas em diferentes momentos, esperando encontrar exemplos de retorno de antigas concepções de educação e de educação musical a outros lugares e tempos. No final, buscam-se exemplos de educadores musicais da atualidade por considerar suas atividades como respostas criativas à problemática vivida hoje e procura-se mostrar, também, que muitos dos procedimentos que eles adotam aproximam-se de concepções educacionais de épocas anteriores, de tal modo que torna-se difícil afirmar o que é realmente novo e o que é definitivamente antigo.



Resumo Inglês:

In this essay I write about the changes that occurred in the world in different eras in the field of Education and, for un- derstanding this phenomenon, we adopt the conception of mythic time, as sug- gested by Mircea Eliade, who see in the occidental society, prominently inserted in a linear time, many examples of what he calls “eternal return”, which means the cyclic return, in subsequent times, of occurrences that already occurred As a metaphor of this idea, I bring the figure of the phoenix, due to its eternal rebirth ability. I intend to examine some procedures in music education, as they appear in different moments in history, as examples of the coming back of old conceptions in Education and Music Education that have already occurred in different places, at different times. At the end, I show some current education procedures that are inserted in two fronts, one is predominantly technical, and the other is primarily focused on the human being, according to a certain individual and social reality. Among these educators I highlight those who provided creative answers in their classes to the actual problem faced by all of us around the world. Their musical interventions were considered answers to the questions they had to deal with also point out that many of the analyzed procedures are similar to educational proposals already seen in prior times. Accordingly, it is difficult to say what is really new and what is definitely old.