A linguagem de rua nos teatros de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos

Proa

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ISSN: 2175-6015
Editor Chefe: Christiano Key Tambascia
Início Publicação: 01/11/2009
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

A linguagem de rua nos teatros de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos

Ano: 2017 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Ricardo, Raphael Giammattey Machado
Autor Correspondente: Raphael Giammattey Machado Ricardo | [email protected]

Palavras-chave: Linguagem de rua, Crítica teatral, Validação artística, Marginalidade, Teatro desagradável

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo detalha o projeto de teatro desagradável de Nelson Rodrigues e as personagens marginais de Plínio Marcos à luz de um procedimento utilizado por ambos os dramaturgos em seus textos para a cena: a linguagem de rua. Por meio da análise de determinadas críticas sobre as peças dos autores, destacamos o funcionamento de instâncias legitimadoras e sublinhamos o papel que a linguagem de rua assume para a sua validação artística. Por meio da apreensão da ideia do que está por detrás de um sucesso teatral, examinamos o significado da marginalidade, tanto para um autor que praticamente fundou a modernidade teatral brasileira, quanto para outro que alterou o mapa das experiências realistas até então realizadas nos palcos do país.