Pensar a literatura contemporânea tem sido um dos maiores
desafios. Por que? Cada perÃodo passado também já foi o desafio para a crÃtica
literária daquele momento... Duas coletâneas, uma de contos e outra de
poesia, publicadas na década de 1970, serviram de marco ao que se chamava
de literatura brasileira contemporânea e foram organizadas por Alfredo Bosi e
HeloÃsa Buarque de Hollanda. Daquela década até o presente, a produção
literária tem dado sinais de vitalidade e pluralidade no tocante às escolhas
estético-mercadológicas. Isso mesmo, estética e mercado também se flertam e
circulam, às vezes, de mãos dadas. Além da divulgação gratuita feita por meios
digitais, as obras literárias no formato livro precisam ser comercializadas... Para
além do mercado, no ato de produção artÃstico-literária em si, autore(a)s
buscam as vertentes que mais lhe representariam e a crÃtica tem sido, Ã s
vezes, surpreendida pela impossibilidade de uma classificação, digamos, mais
satisfatória. Ainda assim, esperamos contribuir apontando veios passÃveis de
percurso nesta travessia exploratória: a nova “literatura marginalâ€; a chamada
“nova geração†(nomes que representaram o Brasil nas feiras literárias
internacionais e têm despontado em concursos literários nacionais) e outra que
se filia ao cânone literário e à “alta culturaâ€. Ainda cabe ressaltar uma quarta
via, na qual são contempladas as literaturas femininas, LGBT, afro-brasileira e
indÃgenas. É importante notar que todas as tendências, em maior ou menor
grau, ainda dialogam com outras artes e mÃdias. A busca por novas miradas
crÃticas é feita justamente no ato de travessia ao percorrer tais vertentes
literárias.
Think contemporary literature has been a major challenge. How
come? Each past period has also been the challenge for literary criticism in that
moment ... Two collections, one of short stories and other due to poetry,
published in the 1970s, served as a milestone in what was called contemporary
Brazilian literature and they were organized by Alfredo Bosi and HeloÃsa
Buarque de Hollanda. From that decade to the present, the literature has shown
signs of vitality and plurality concerning aesthetic and marketing choices. Yes,
aesthetics and market are also flirting and sometimes they operate hand in
hand. Side by side the free dissemination done digitally, literary works in book
form must be marketed ... In addition to the market in the artistic and literary
production of the act itself, writers are seeking aspects that most represent
them, and, the criticism has been occasionally surprised by the impossibility as
we should call it, a more satisfying classification. Still, we hope to contribute
pointing shafts likely path to this exploratory journey: the new "marginal
literature"; the so-called "new generation" (names that represented Brazil in
international literary fairs and have dawned on national literary competitions)
and another who belongs to the literary canon and the "high culture". It is also
worth noting a fourth way in which women's literature, gay, African-Brazilian and
indigenous are contemplated. It is important to note that all trends, to a greater
or lesser extent, also dialogue with other arts and media. The search for new
criticism glance is precisely made just in the crossing act of analyzes such
literary strands.