Este artigo tem a intenção de discutir a literatura de cordel numa perspectiva descolonial, no sentido de que, tendo origem europeia, trazida pelos portugueses, no Brasil ganhou forma e dimensão próprias, rompendo, em discurso, em estética e em temática, com seu passado europeu. Num primeiro momento veremos o que é um pensamento descolonial e como ele se dá na prática, e em seguida, analisaremos se o cordel teve uma atitude descolonial. Abordaremos o papel de Leandro Gomes de Barros, considerado o Pai do cordel, e sua contribuição para o abrasileiramento do cordel. Pretendemos mostrá-lo como literatura brasileira e que, como tal, deve ser tratado e trabalhado em sua manifestação nacional.
This article of ours intends to discuss cordel literature from a decolonial perspective, in the sense that, having a European origin, brought by the Portuguese, in Brazil it gained its own shape and dimension, breaking, in discourse, in aesthetics, in theme, with its European past. At first, we will see what decolonial thinking is and how it works in practice, and then we will analyze whether cordel had a decolonial actitud. We will approach the role of Leandro Gomes de Barros, considered the Father of cordel and his contribution to the Brazilianization of cordel. We intend to show cordel as a Brazilian literature and that, as such, must be treated and worked on in its national manifestation.