O trabalho que ora se apresenta busca trazer algumas contribuições para o ensino de literatura no cenário brasileiro, tomando como suporte teórico os estudos no campo da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica tal como fora proposta por Dermeval Saviani (1991). Para tanto, tomou-se o legado estético deixado pelo filósofo húngaro marxista Georg Lukács (1966a, 1966, 1967a, 1967b) cujas bases metodológicas, ideológicas e ontológicas remetem ao marxismo em sua concepção dialética. Além disso, pretende-se trazer à baila as análises realizadas pelo psicólogo soviético Lev Vigotski (1999) em sua obra Psicologia da arte. No campo da educação, fundamentalmente, fez-se um estudo do atual cenário de esvaziamento dos conteúdos de substância estética, em especial, a literatura. Uma abordagem estética marxista consoante à pedagogia histórico-crítica endossa e impulsiona o contato direto com os conteúdos estético-literários mais representativos do gênero humano. Trata-se, pois, de entrar em contato com o patrimônio literário de mais alto grau de elaboração humana. Inserida no patrimônio artístico da humanidade está a literatura e, sendo um valiosíssimo legado cultural, precisa ser socializada e acessada pelas vias da educação escolar.
The work presented aims to bring some contributions to the teaching of literature in the Brazilian scene, taking as theoretical bases the studies in the field of Marxist aesthetics as well as the historical-critical pedagogy as proposed by Dermeval Saviani (1991). Therefore, we used the aesthetic legacy left by the marxist philosopher Georg Lukacs (1966a, 1966, 1967a, 1967b) whose methodological bases, refer to the marxism in its dialectic conception. Furthermore, we intend to bring up the analysis carried out by Soviet psychologist Lev Vygotsky (Psychology of Art –1999). Regarding the education field, we focused on the current scenario of emptiness of the contents with aesthetic substance, in particular, literature. An aesthetic approach according to the Marxist historical-critical pedagogy supports and promotes direct contact with the aesthetic-literary, therefore, with the literary heritage of the highest degree of human development. Inserted in the artistic heritage of humanity is the literature and, as a priceless cultural legacy, it needs to be socialized and accessed through education.