A literatura e suas modalidades de amor: um enfoque psicanalítico

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A literatura e suas modalidades de amor: um enfoque psicanalítico

Ano: 2015 | Volume: 40 | Número: 69
Autores: E. Söhnle
Autor Correspondente: E. Söhnle | [email protected]

Palavras-chave: amor, literatura, psicanálise

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A psicanálise sempre precisou da arte, em especial da literatura, mas também, das artes plásticas e cênicas para revelar o que a teoria não consegue ver, por representar as estruturas e procedimentos do funcionamento psíquico e social. Nestes termos, Lacan vai ler este amor primordial, que é o amor pela própria imagem, sob o signo do mito de Narciso, assim como o amor transferencial, tematizado por Freud, será conjugado sob o signo do Banquete, seja como suposição de saber, que nada sabe além do desejo de Alcebíades por Agatão, seja como discurso do mestre, por alocar o amor philia no lugar do agalmasedutório. A psicanálise, também vai abordar o amor trágico a partir da lição de Antígona, aquela que deu até aquilo que não tinha, em nome da dignidade humana. Já o amor-paixão será articulado sob a rubrica do bovarismo, expressão romântica de uma aspiração amorosa que, em malogro, vai desembocar na melancolia, como antessala da morte. O amor cômico, na pena de Molière, será o amor que rebaixa o Outro, justamente para que o sujeito não se obrigue a morrer de amor. O amor ao pensamento será articulado nos termos daquele que ama o próprio amor, cujo modelo será o amor cortês provençal. Enfim, no derradeiro Lacan, será o amor de Beatriz que iluminará o caminho sublimatório de Dante em direção à significação vazia do amor eterno. Por tudo isto Lacan irá nos lembrar, em sua homenagem a Marguerite Duras, que o artista sempre irá preceder o psicanalista nos trilhamentos do inaudito, tanto no que se refere ao saber, quanto ao amor...



Resumo Inglês:

Psychoanalysis has always needed art, in special literature, but also, visual and scenic art to reveal what theory cannot see, by representing structures and procedures of psychical and social functioning. In these terms, Lacan will read this primordial love, which is the love of his own reflection, under the sign of Narcissus myth, as well as the transferential love, themed by Freud, will be calledunder the sign of Symposium, being as an assumption of knowledge, that knows nothing beyond Alcibiades´ desire for Agathon, or as the master´s speech, for assigning the love philia in place of the seductive agalma. The psychoanalysis will also address the tragic love from Antigone´s lesson, the one who gave even what she did not have, in name of human dignity. Whereas the love-passion comes under the heading bovarysme, romantic expression of a loving desire that, in frustration, will end up on melancholy, as a prelude to death. The comic love, on Molière´s sentence, will be the love that degrades the Other, so that the individual does not require the death of love. The love for thinking comes in terms of the one who loves the love itself, whose model will be the Provencal courtly love. At last, on Lacan, Beatrice´s love will illuminate Dante´s sublimation path towards the empty meaning of eternal love. For that, Lacan will remind us, in his homage to Marguerite Duras, that the artist will always precede the psychoanalyst on unknown paths, both in relation to knowledge and love…