Leila Míccolis foi e ainda é uma autora muito atuante na literatura contemporânea brasileira, tendo iniciado a escrita de seus poemas na década de 1960, em um período em que o país passava por grandes mudanças no governo e em que houve grande repressão. Míccolis se destaca nesse panorama da poesia marginal da década de 1970, por utilizar em seus poemas grandes doses de humor e ironia, principalmente quando critica a sociedade da época e os papéis impostos a cada cidadão. Sua poesia ácida, beirando a agressividade continua a ser impactante, mesmo anos após o término da ditadura e o fim da marginalidade para os autores. Esse trabalho se propõe a investigar a importância da autora para a poesia marginal e para a chamada “poesia de testemunho”, tendo como recorte os poemas que se relacionam com o testemunho dos atos políticos.
Leila Míccolis has been a very active and prolific author in the contemporary Brazilian literature. She began writing her poems during de 1960s at a time when the country was undergoing major changes in government and when there was great repression in the country. Leila Míccolis stands out in this panorama of marginal poetry of the 1970s, for using in her poems large doses of humor and irony, especially when she criticizes the society of the time and the roles imposed on each citizen. Her acid poetry, bordering on aggressiveness, continues to be impressive, even years after the end of the dictatorship and the end of marginality for the authors. This work aims to investigate the importance of the author for marginal poetry and for a so-called “testimony poetry”, based mainly on poems relate to the testimony of political acts.