O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação das práticas de ensino de um professor de literatura em duas turmas de terceiro ano do ensino médio em AraguaÃna, estado do Tocantins. Uma das turmas era de escola pública, a outra de escola particular. A discussão foi fundamentada nas obras de Tzvetan Todorov (2009), Antoine Compagnon (2009), William Roberto Cereja (2005), Rildo Cosson (2009) e Ligia Chiappini M. Leite (1983). Dentre os resultados obtidos, enfatiza-se, por um lado, a constatação de que o ensino de literatura guarda estreita relação com exames de acesso a cursos universitários, além de um foco bastante intenso na literatura conhecida como clássica e os estudos serem realizados na perspectiva da historiografia literária. Por outro lado, apesar dos muitos estudos recentes apontarem para a existência de uma crise no ensino de literatura, pode-se verificar, pelo caso aqui focalizado, um ensino que valoriza a compreensão da obra segundo o contexto de sua produção, mas também para refletir sobre fatos contemporâneos e os relacionados com a realidade dos alunos.
The current work has as its objective to present the results of an investigation of the literature teacher's practices in two groups of the third grade in high school in AraguaÃna, state of Tocantins. One of the groups was from a public school, the other was from a private school. The discussion was based on the works of Tzvetan Todorov (2009), Antoine Compagnon (2009), William Roberto Cereja (2005), Rildo Cosson (2009) and Ligia Chiappini M. Leite (1983). Among the results, it is emphasized the verification that the literature teaching has a narrow relationship with the access exams to the undergraduate courses, besides an intense focus in the literature known as classic and the studies carried out in the perspective of the literary historiography. On the other hand, in spite of the fact that many recent studies indicate the existence of a crisis in the literature teaching, it can be verified, in the case focussed here, a teaching that values the understanding of the work according to the context of its production, but also to contemplate about contemporary facts and about the ones related to the students' reality.