Este relato de experiência está centrado na análise de um episódio formativo acerca do processo de produção de um livro-obra como objeto de estudo durante a licenciatura em Artes Visuais. Propõe-se discutir sobre a ação de reflexão em relação à construção do conhecimento profissional docente. Do ponto de vista teórico, os estudos apoiam-se no método autobiográfico embasando a presente investigação a partir de Bueno (2002). Para realizar esta pesquisa, foi utilizada a narrativa de episódio formativo de um livro de artista construído para relatar a escolha profissional como estudante de licenciatura em Artes Visuais. A partir da análise apresentada, nota-se a relevância da subjetividade como modo de construção e de reconstrução de saberes. Destaca a importância de propostas e de ações formativas capazes de relacionar a teoria com a história de vida dos sujeitos-participantes.
This experience reportis center edonth e analysis of a formative episode about the production processof a book-work as an object of study during the de gree in Visual Arts. It is proposedtodiscuss the action of reflection in relation the construction of professional teaching know ledge. From a theoretical point of view, the studies are based on the autobiographicalmethod, basing the present investigation from Bueno (2002). To carry out this research, the narrative of a formative episode of an artist’s book constructed to report the professional choice as a student of de gree in Visual Arts wasused. Based on the analysis presented, the relevance of subjectivity as a way of constructing and reconstructing know ledgecanbeseen. It high lights the importance of proposals and training action scapable of relating the theory to the life history of the subject-participants.
Este relato de experiencia se centra em el análisis de um episodio formativo sobre el proceso de producción de un libro-obra como objeto de estudio durante la carrera de Artes Visuales. Se propone discutir la acción de la reflexión em relación a la construcción del saber profesional docente. Desde um punto de vista teórico, los estudios se basanen el método autobiográfico, fundamentando la presente investigación en Bueno (2002). Para llevar a cabo esta investigación, se utilizo la narración de um episodio formativo de un libro de artista construido para relatar la elección profesional como estudiante de licenciatura en Artes Visuales. A partir del análisis presentado, se aprecia la relevancia de la subjetividad como forma de construcción y reconstrucción del conocimiento. Destaca la importancia de propuestas y acciones formativas capaces de relacionar la teoríacon la historia de vida de lossujetos-participantes.