Presentes em todas asregiões do Brasil, as lojas de artigos afrorreligiososcomercializam produtos necessários às mais diversas práticas mágico-religiosas. Ao adentrarmos em uma dessas lojas, alguns objetos chamamatenção pela formacomo sãoacomodados, pois costumam ser expostos de maneiras que, no ambiente dos terreiros, seriam consideradas incomunsou até perigosas.Para os vendedores, isso só é possível devido ao caráter crudessesprodutos. Tendo como base pesquisa realizada em três lojas de Porto Alegre, argumento que estaspodemser compreendidascomo espaçospreparadospara que os clientesadentrem um ambiente de cruezasa serem percebidas e sentidas. Estamos falando, portanto, em maneiras de exposição do cru.Considerando os diferentes elementos materiais e imateriais em interação, busco compreender como o cru é exposto e como asformas de expor produzem o cru. Por fim, argumento que essaslojaspossuem uma maneira particular de lidar com a multiplicidade dos objetos.
The stores of afro-religious goods are present in all regions of Brazil and commercialize products necessary to diverse magico-religious practices. When we enter one of these stores, some objects call attention to the way they are accommodated, since they are usually exposed in ways that would be considered uncommon or even dangerous in the environment of the terreiros (temple). For sellers, such ways of organizing objects are only possible because of the raw nature of the products. Based on research carried out in three stores in Porto Alegre, this article argues that stores of afro-religious products can be understood as a prepared environment of rawness to be perceived and felt. We are therefore talking about ways of exposing the raw. Considering the different material and immaterial elements in interaction, I try to understand how the raw is exposed and how the forms of exposure produce the raw. Finally, I argue that these stores have a particular way of dealing with the multiplicity of the objects.
Presentes en todas las regiones de Brasil, las tiendas de artículos afroreligiosos venden productos necesarios para las más diversas prácticas mágico-religiosas. Al ingresar a una de estas tiendas, algunos objetos llaman la atención por la forma en que se alojan, ya que generalmente están expuestos de manera que, en el entorno de los terreiros, se considerarían inusuales o incluso peligrosos. Para los vendedores, esto sólo es posible debido a la naturaleza cruda de estos productos. Basado en una investigación realizada en tres tiendas en Porto Alegre, sostengo que estos pueden entenderse como espacios preparados para que los clientes entren en un ambiente de crudeza para ser percibidos y sentidos. Por lo tanto, estamos hablando de formas de exponer lo crudo. Considerando los diferentes materiales y elementos inmateriales en la interacción, trato de entender cómo se expone lo crudo y cómo las formas de exposición producen lo crudo. Finalmente, sostengo que estas tiendas tienen una forma particular de tratar con la multiplicidad de objetos.