Neste artigo, apresenta-se brevemente a tradição das festas dedicadas aos santos padroeiros fora das terras
brasileiras, que influenciaram o culto no Brasil. Para tratar dessas festas fora do Brasil, buscou-se sua proximidade
com algumas festividades realizadas no paÃs. Opta-se, inicialmente, por mostrar as festas na Europa,
considerando aquele continente como centro difusor da religião católica. Atualmente, a Europa integra roteiros
internacionais em termos de peregrinações, festas e cultos que em muito representam parte da herança religiosa
vivenciada no Brasil. Após a abordagem europeia, o continente latino-americano torna-se o foco dos
estudos, pois é considerada a principal área colonizada pelas culturas europeias, onde ainda se percebe o poderio
da crença religiosa católica. É válido destacar que a bibliografia existente sobre a temática apresenta uma
diversidade teórica. Em decorrência dessa diversidade, prestigiam-se as publicações no paÃs sobre o perÃodo
da implantação e expansão colonial, bem como artigos publicados na internet. Para tanto, priorizam-se apenas
os recortes metodológicos utilizados para analisar essas festas como roteiros, estruturas, organização e outros
elementos destacados.
In this article, it is briefly highlighted the Saint patron feasts tradition out of the Brazilian lands that had influenced
the cult service in Brazil. To discuss the patron feasts out of Brazil it was searched its proximity to some realized
in the country. It is opted initially to show the feasts in Europe considering that continent as diffuser center
of the catholic religion. Nowadays, Europe integrates international routes in pilgrimages, feasts and cults terms.
These, in much represent part of the religious heritage lived in Brazil. After the European approach, the Latin
American continent became the focus of the studies, because it is considered the mainly colonized area by the
European cultures where is still noticed the power of the catholic religious belief. It is worth to highlight that the
existing bibliography about the thematic presents a theoretical diversity. Due to this diversity, the publications
in the country about the colonial implantation and expansion period are sanctioned as well as published articles
in the internet web. For that, it is prioritized only the methodological clippings used to analyze these feasts as
routes, structures, organization and other detached elements.
Dans cet article se distingue brèvement la tradition des fêtes aux saints patrons hors des terres brésiliennes qui
ont influencié le culte au Brésil. Pour traiter des fêtes des patrons hors du Brésil, il s’est cherché sa la proximité
avec quelques-unes realisées dans le pays. Il s’opte initialement pour montrer les fêtes à l’Europe en considerant
ce continent comme centre diffuseur de la religion catholique. Actuellement, l’Europe intègre cartes routières
internacionaux dans des termes de pèlerinages, fêtes et cultes qui beaucoup represéntent la partie de l’heritage
religieuse vivencié au Brésil. Après l’approche européen, le continent latin-américan devient le centre des études,
donc celui est considéré le principal secteur colonisé par les cultures européennes et qui encore s’il perçoit
le povoir de la croyance religieuse catholique. C’est valable détacher que la bibliographie existante sur la thématique
presente une diversité théorique. La suite de cette diversité les publications dans le pays sur le période de l’implantation et expansion colonial sont prestigiées ainsi que les articles publiés dans l’internet. Pour ça, il est
donné la priorité seulement aux découpages méthodologiques utilisés pour analiser cettes fêtes comme cartes
routiéres, structures, organization et des autres éléments détachés.