LUDOPEDAGOGIA: ALFABETIZANDO COM JOGOS DIGITAIS

Revista 2021 (dezembro)

Endereço:
Rua João Burjakian - número:203 - Lauzane Paulista
São Paulo / SP
02442150
Site: http://www.revisterritorios.com.br
Telefone: (11) 2231-3648
ISSN: 25963295
Editor Chefe: Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 21/09/2022
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Educação

LUDOPEDAGOGIA: ALFABETIZANDO COM JOGOS DIGITAIS

Ano: 2021 | Volume: 3 | Número: 12
Autores: NELIANE MARIA DE ARAÚJO SOUZA
Autor Correspondente: NELIANE MARIA DE ARAÚJO SOUZA | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Pedagogia; Jogos Paradidáticos; Ludopedagogia; Tecnologia em sala; GraphoGame; Ensino remoto.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo trouxe uma abordagem teórica e prática sobre o processo de alfabetização no ensino remoto e da utilização dos meios de recursos didáticos lúdico-pedagógicos, a fim de evidenciar e enfatizar a relevância do ensino com jogos pedagógicos para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Com a intenção de se criar um plano de aula para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental I foi utilizado um jogo digital como elemento facilitador ao docente no ensino remoto. Para tanto, foi escolhido um aplicativo educacional intitulado GraphoGame. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva realizada junto às vivências educadoras em tempos de pandemia.



Resumo Inglês:

El presente estudio trajo un acercamiento teórico y práctico al proceso de alfabetización en el
enseñanza a distancia y el uso de recursos didácticos lúdico-pedagógicos, con el fin de resaltar y enfatizar la relevancia de la enseñanza con juegos pedagógicos para el desarrollo cognitivo
de los estudiantes Con la intención de crear un plan de lecciones para los estudiantes del primer año de
Se utilizó Fundamental I, un juego digital como elemento facilitador para el docente en la enseñanza a distancia.
Para ello se eligió una aplicación educativa llamada GraphoGame. Fue una investigación bibliográfica y descriptiva realizada con las experiencias educativas en tiempos de pandemia.



Resumo Espanhol:

El presente estudio trajo un acercamiento teórico y práctico al proceso de alfabetización en el
enseñanza a distancia y el uso de recursos didácticos lúdico-pedagógicos, con el fin de resaltar y enfatizar la relevancia de la enseñanza con juegos pedagógicos para el desarrollo cognitivo
de los estudiantes Con la intención de crear un plan de lecciones para los estudiantes del primer año de
Se utilizó Fundamental I, un juego digital como elemento facilitador para el docente en la enseñanza a distancia.
Para ello se eligió una aplicación educativa llamada GraphoGame. Fue una investigación bibliográfica y descriptiva realizada con las experiencias educativas en tiempos de pandemia.



Resumo Francês:

La présente étude a apporté une approche théorique et pratique du processus d'alphabétisation dans le
l'enseignement à distance et l'utilisation de ressources pédagogiques ludico-pédagogiques, afin de mettre en évidence et souligner la pertinence de l'enseignement avec des jeux pédagogiques pour le développement cognitif
de la part des étudiants. Dans le but de créer un plan de cours pour les élèves de la première année de
Fondamental I, un jeu numérique a été utilisé comme élément facilitateur pour l'enseignant dans l'enseignement à distance.
Pour cela, une application éducative appelée GraphoGame a été choisie. Il s'agissait d'une recherche bibliographique et descriptive réalisée avec les expériences éducatives en temps de pandémie.



Resumo Alemão:

Die vorliegende Studie brachte einen theoretischen und praktischen Ansatz für den Alphabetisierungsprozess in die
Fernunterricht und der Einsatz von spielerisch-pädagogischen Lehrmitteln, um die Relevanz des Unterrichtens mit pädagogischen Spielen für die kognitive Entwicklung hervorzuheben und hervorzuheben
von den Studenten. Mit der Absicht, einen Unterrichtsplan für Schüler des ersten Jahres zu erstellen
Fundamental I, ein digitales Spiel, wurde als unterstützendes Element für den Lehrer im Fernunterricht verwendet.
Dafür wurde eine Bildungsanwendung namens GraphoGame ausgewählt. Es war eine bibliografische und beschreibende Recherche, die mit den Bildungserfahrungen in Zeiten einer Pandemie durchgeführt wurde.



Resumo Italiano

Il presente studio ha portato un approccio teorico e pratico al processo di alfabetizzazione nel
la didattica a distanza e l'utilizzo delle risorse didattiche ludico-pedagogiche, al fine di evidenziare e sottolineare la rilevanza dell'insegnamento con i giochi pedagogici per lo sviluppo cognitivo
dagli studenti. Con l'intenzione di creare un piano di lezioni per gli studenti del primo anno di
Fondamentale I, un gioco digitale è stato utilizzato come elemento di facilitazione per l'insegnante nella didattica a distanza.
Per questo è stata scelta un'applicazione educativa chiamata GraphoGame. Si trattava di una ricerca bibliografica e descrittiva condotta con le esperienze educative in tempi di pandemia.