Lugares de Apropriação em Social Network Games: Construindo Identidades por meio do Entretenimento
Sessões do Imaginário
Lugares de Apropriação em Social Network Games: Construindo Identidades por meio do Entretenimento
Autor Correspondente: R. R. Rebs | [email protected]
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Os social network games dão suporte para a visualização de lugares virtuais que possibilitam com que usuários interajam com o ambiente, modificando-o e apropriando-o conforme seus gostos. Isso implica em um agir personalizado, caracterizando o jogo de cada gamer. Assim, busca-se compreender que lugares são estes e como eles podem apresentar possÃveis facetas identitárias destes jogadores. Para isso, realizou-se uma observação participante pelo perÃodo de dois anos (de junho de 2010 a junho de 2012) em jogos do Facebook que foram divididos em duas categorias: construção de mundos e participação em mundos. Com este estudo, observou-se a existência de espaços onde o sujeito pode modificar e personalizar o ambiente, indicando facetas de sua identidade. Eles são: o eu virtual, as interações sociais, o território virtual e os bens virtuais.