Este artigo se propõe a realizar um diálogo entre o cinema e a psicanálise sobre os temas do luto e da melancolia. O filme Anti-Cristo (2009) de Vars Von Trier e seus depoimentos sobre a depressão que vivenciou antes de sua realização são os materiais ilustrativos que servem de suporte para a realização de uma leitura clÃnica que focaliza as diversas facetas do sofrimento humano no luto e na melancolia. Elementos simbólicos do filme se entrelaçam com a subjetividade de seu realizador construindo um diálogo interdisciplinar que aborda o trauma do sofrimento psÃquico do luto para a psicanálise em suas interfaces de realidade e ficção.
This article intends to conduct a dialogue between cinema and psychoanalysis on the themes of mourning and melancholy. The film Anti-Christ (2009) of Vars Von Trier and his testimonials about his depression experienced before the movie‟s realization are illustrative materials that support the implementation of a clinic reading that focuses the various facets of human suffering present in the mourning and the melancholy. Symbolic movie‟s elements interact with the director‟s subjectivity building an interdisciplinary dialogue that addresses the trauma of psychological suffering for the psychoanalysis and its reality and fiction interfaces.