O artigo pretende fazer um estudo da mise-en-scène documentária e da forma como as personagens se colocam diante da câmera no filme Edifício Master (2002), do diretor Eduardo Coutinho. O documentário traz depoimentos de moradores do Edifício Master, que fica em Copacabana – RJ, em que podemos observar como cada um se coloca em cena e constrói sua encenação diante do diretor e da câmera. Será trabalhado o conceito de automise-en-scène, do autor francês Jean-Louis Comolli para analisar essa auto representação de cada um. Além disso, também será analisado como Coutinho explicita o processo fílmico e a mise-en-scène para o espectador.
The article intends to do a study of the documentary mise-en-scène and the way the characters stand before the camera in the film Edifício Master (2002), by director Eduardo Coutinho. The documentary brings testimonials from residents of the Edifício Master, which is located in Copacabana - RJ, where we can observe how each one takes the stage and builds his staging before the director and the camera. The concept of automise-en-scène by the French author Jean-Louis Comolli will be worked on to analyze this self-representation of each one. In addition, it will also be analyzed how Coutinho explicitly explains the film process and the mise-en-scene to the viewer.