Luz, câmera, direito: o direito trabalhista na obra “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” de Marcelo Gomes

Revista Avant

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ISSN: 2526-9879
Editor Chefe: Christian Souza Pioner e Milena Ovídio Valoura
Início Publicação: 16/03/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Direito

Luz, câmera, direito: o direito trabalhista na obra “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” de Marcelo Gomes

Ano: 2021 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Antonio Lucas Lira Pereira, Bruna Garcia dos Santos, Luana Renata da Silva, Marina Gomes Barbosa
Autor Correspondente: Antonio Lucas Lira Pereira | [email protected]

Palavras-chave: Direito Trabalhista, Direito e Cinema, Documentário Cinematográfico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O documentário “Estou me guardando para quando chegar o carnaval” apre-senta o cenário frenético de trabalho predominante em Toritama, cidade do agreste pernambucano. Na obra é possível observar que o sistema de produção da indústria têxtil expõe os trabalhadores a uma série de problemas, como insalubridade e longas jornadas de trabalho. Entretanto, mesmo com toda problemática existente as pesso-as demonstram estarem satisfeitas com aquela realidade vivenciada. Nesta senda, o objetivo geral do artigo foi correlacionar as problemáticas expostas no documentário com o que preceitua a nossa legislação vigente. Para tanto, o presente estudo valeu--se do método dedutivo como método de abordagem, recorrendo à técnica de pes-quisa documental indireta, mediante pesquisa documental e bibliográfica. A partir da leitura do artigo é possível concluir que as práticas laborais expostas no documentá-rio geram desvantagens para os trabalhadores, especialmente quando comparados aos trabalhadores formais que detém de uma série de direitos e garantias. E ainda, conclui-se que a arte pode contribuir de diversas formas no ensino jurídico, desde a formação de consciência crítica até a percepção do impacto do Direito na realidade.



Resumo Inglês:

The documentary “I'm saving myself for when the carnival arrives” presents the frenetic work scene prevalent in Toritama, a city in the countryside of Pernambuco. In the work it is possible to observe that the production system of the textile industry exposes workers to a series of problems, such as unhealthy work and long working hours. However, even with all the existing problems, people show that they are satisfied with that experienced reality. In this sense, the general objective of the article was to correlate the issues exposed in the documentary with what is in force in our current legislation. For this, the present study used the deductive method as an approach method, using the technique of indirect documentary research, through documentary and bibliographic research. From reading the article, it is possible to conclude that the labor practices expo-sed in the documentary generate disadvantages for workers, especially when compared to formal workers who have a series of rights and guarantees. And yet, it is concluded that art can contribute in different ways in legal education, from the formation of critical awareness to the perception of the impact of Law in reality.