Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 23
Autores: Birgit Wiens, Tradutor: Stephan Baumgärtel
Autor Correspondente: Tradutor: Stephan Baumgärtel | [email protected]

Palavras-chave: Iluminação cênica moderna; iluminação cênica contemporânea; configuração da percepção; interculturalidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Essa contribuição discute o legado de Appia do ponto de vista dos estudos da imagem. Appia rejeitou a perspectiva linear como uma ‘ilusão ótica’ e desenvolveu uma concepção de visualidade na qual, pela primeira vez na história do teatro, a luz assegura que as imagens em cena viram um evento; em vez de apenas aparecer como imagens emolduradas, elas podem agora ser vistas como um enigmático e movimentado “trançado enredado” (Lacan). Concomitantemente, o publico é confrontado agora com a “perspectiva vivida da experiência” (Merleau-Ponty). Como exemplos, o artigo discute dois trabalhos do grupo Hotel Pro Forma, Operation: Orfeu (1993/2007) e Algebra of Place (2006), que reconectam com Appia na época da mídia eletrônica por usarem conceitos de imagem não lineares, como por exemplo, o palimpsesto ou a arabesque.