O presente estudo tem como horizonte as aprendizagens da professora Anttonieta de Souza na viagem que realizou ao Egito na década de 1950. Com base na série de artigos intitulada “Minhas impressões sobre o Egito”, as perguntas que norteiam o texto são: quais tradições e culturas musicais egípcias a artista apresentou aos leitores da Revista do Conservatório Brasileiro de Música? O que aprendeu com os estudos arqueológicos e históricos sobre a música e os músicos da terra dos faraós? Os escritos da cantora dos palcos de concerto do Rio de Janeiro, publicados no periódico oficial da instituição de ensino superior de música que ela dirigia, permitem interpretar que as bases da tradição musical daquele povo eram os rituais religiosos, os mitos, as festas populares, as canções de trabalho, as fanfarras militares e as lendas. E que os estudos musicológicos sobre a antiguidade, com os quais Anttonieta teve contato na viagem, ressaltam que os instrumentos achados nos sítios arqueológicos possibilitaram repercutir timbres que há milhares de anos não soavam; e também conhecer as vestimentas e adornos feitos com flores de lótus que cantores e instrumentistas utilizavam; e ainda, adquirir informações sobre as grandes famílias de músicos que funcionavam como espécies de dinastias artísticas.
Music from the pharaoh's land: learning of Antoinetta de Souza on a trip to Egypt. This study focuses on the learnings of Professor Anttonieta de Souza during her trip to Egypt in the 1950s. Based on the series of articles entitled “Minhas impressões sobre o Egito” (My impressions about Egypt), the questions guiding the study are as follows: What Egyptian traditions and musical culture did the artist present to the readers of the Revista do Conservatório Brasileiro de Música (Brazilian Conservatory of Music’s Magazine)? What did she learn from archaeological and historical studies about music and musicians of the Pharaohs’s Land? The writings of the singer who graced the stages of Rio de Janeiro, published in the official journal of the Conservatório Brasileiro de Música that she directed herself, allow for the impression that the nucleus of the Egyptian musical culture were the religious rituals, myths, the popular parties, Work songs, military fanfare and legends. What’s more, her work that focuses on the antique music culture of Egypt emphasizes that instruments found on archaeological sites made the reverberation of timbres possible that for thousands of years did not sound; investigates the garments and accessories made from lotus flowers that singers and instrumentalists used; and considers the large families of musicians who functioned as if they were, to some extent, artistic dynasties. Keywords: Travel; Music education; Egyptian culture.