Música e Tecnologia, do Vinil ao MP3

Contemporanea

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ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Música e Tecnologia, do Vinil ao MP3

Ano: 2012 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: PAIVA, Eduardo
Autor Correspondente: PAIVA, Eduardo | [email protected]

Palavras-chave: Tecnologia e criação sonora, Música e tecnologia, Gravação sonora

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As diversas tecnologias ligadas aos processos de gravação sonora, passaram, a partir dos
anos 60, a ser compreendidos como “meios expressivos” capazes de permitir o surgimentos
de novas linguagens e procedimentos ligados a criação musical. Ao abandonar seu
papel de suporte, a tecnologia, principalmente a partir dos sistemas digitais dos anos 90,
traz uma grande série de novas indagações aos processos de criação, registro e duplicação
da obra musical, onde diversos conceitos devem ser repensados e reconfigurados. E, com
a popularização da Web a partir do final dos anos 90, e a consequente circulação da obra
sonora desvinculada de qualquer relação com os suportes físicos, tem-se hoje uma nova
indústria, novos processos de criação e toda uma nova abordagem das questões ligadas
as relações entre música e tecnologia. Finalizando, a tecnologia é um elemento importante
na construção da singularidade sonora, algo imprescindível na música popular e em alguns
casos específicos da música erudita, como as gravações de Glenn Gould. Portanto, é necessário
ter uma visão clara deste processo desde os discos de vinil até as possibilidades
digitais da atualidade, e compreender a tecnologia como um dos mais importantes “meios
expressivos” da criação sonora.



Resumo Inglês:

The many technologies related to the processes of sound recording came to be understood,
since the 60s, as “expressive means” that enable the appearance of new languages and
procedures linked to the musical creation. By abandoning its supporting role, technology,
mainly since the digital systems in the 90s, raises a large number of questions about the
creation, recording and duplication processes of a musical work, where several concepts
must be rethought and reconfigured. And, with the popularity of the Web from the late 90s
on and consequently the movement of the sound work detached from any relationship with the physical media, we have today a new industry, new creation processes and a whole
new approach of the issues linked to the relationship between music and technology. Finally,
technology is an important element in the building of a sound singularity, something
essential in popular music and even in some specific cases of classical music, as we can see
in the recordings of Glenn Gould. Therefore, it is necessary to have a clear view of these
processes (starting with vinyl records until the digital possibilities of today) as well as to
understand technology as one of the most important “expressive means” of sound creation.