Música em cena: a canção popular como forma de resistência política ou sucesso de mercado

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ISSN: 2595-315X
Editor Chefe: Maria Caroline Marmerolli Tresoldi
Início Publicação: 23/09/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Música em cena: a canção popular como forma de resistência política ou sucesso de mercado

Ano: 2011 | Volume: 19 | Número: 37
Autores: Ribeiro, Mariângela
Autor Correspondente: Mariângela Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: Cultura brasileira, Canção de protesto, Teatro engajado, Mercado cultural

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A canção de protesto dominou a cena cultural brasileira entre o período que vai do início dos anos 60, com os movimentos por reformas de base, até 1968, quando foi decretado o AI-5. Esteve presente nos Festivais da TV, nas peças de teatro, nas trilhas do cinema. A proposta é observar esse processo a partir da análise da utilização da canção popular nas peças do Grupo Opinião (1964-1965). Por um lado, estudiosos vêem tais espetáculos como continuidade daquele projeto cultural-político do CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE no pré-64, o qual buscava no “popular” elementos para a construção de uma nação autêntica e justa. Por outro, o sucesso de público obtido auxiliou na consolidação da relação entre a arte engajada e o mercado, que se queria criticar. A partir das canções que compõem esses espetáculos, buscarei apreender o discurso social dos jovens grupos de esquerda que movimentaram a cena política e cultural durante os anos 60 e as relações entre política e cultura.



Resumo Inglês:

Protest song dominated the brazilian cultural scene from the early 60's, in the context of social reforming movements, until 1968, when was decreed the  AI-5. It was present in thc TV's Festivals, plays, movie soundtracks. The proposal is to observe this process from the analysis of the use of protest song in the plays of the "Grupo Opinião" (1964-1965). In one hand, researchers analyze such plays as a continuity of the politico-cultural project of the CPC (Centro Popular de Cultura - Popular Center of Culture) of the UNE before 1964, which scarched in the folklore" elements for the creation of a genuine and fair nation . Second, the blockbuster obtained helped in consolidating the relationship between an and engaged market, which he objected. From the songs that make up these shows, I seek to grasp the social discoursce of the young left-wing groups that stirred the political and cultural scene  during the 60's and the relations between policies and culture.