A MÚSICA SERTANEJA COMO REFLEXO DE TRANSFORMAÇÕES DOS LUGARES DE ESCUTA

Colloquium Socialis

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ISSN: 2526-7035
Editor Chefe: Fábio Ferreira Morong
Início Publicação: 17/04/2017
Periodicidade: Trimestral

A MÚSICA SERTANEJA COMO REFLEXO DE TRANSFORMAÇÕES DOS LUGARES DE ESCUTA

Ano: 2020 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Luciana Carolina Fernandes Faria, João Pedro Turino Silva
Autor Correspondente: Luciana Carolina Fernandes Faria | [email protected]

Palavras-chave: Lugar de escuta, música sertaneja brasileira, êxodo rural, geografia cultural, geografia humanista

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo analisar e comparar músicas sertanejas brasileiras, de diferentes décadas, a fim de identificar quais os elementos se conservaram, quais se alteraram com o tempo e as possíveis associações entre estas transformações e o aumento da população urbana. Para isso, foram selecionadas duas músicas sertanejas, uma de 1926 e outra de 2028, a fim de identificar os quais os elementos musicais se transformaram e quais foram conservados com o tempo e sob a influência do processo do êxodo rural. Por pesquisa bibliográfica constatamos que nosso país passou por uma urbanização significativa, principalmente a partir da década de 60 e este fato, agravado pela influência da indústria cultural, causou mudanças de hábitos, ações e, consequentemente provocou alterações nos lugares de escuta das pessoas; as escutas que se faziam e se produziam no ambiente rural se diferem em muitos das escutas que se faz e se produz nos ambientes urbanos hoje. Tais mudanças implicam diretamente na forma de expressão e na produção artística das pessoas. Por pesquisa analítica dos elementos narrativos e musicais essa transformação dos lugares de escuta fica evidente, e demonstra a cultura, as práticas e conceitos de dois contextos sertanejos (rural e urbano) muito diversos. Os lugares de escuta são produzidos pelos seres viventes e, em reciprocidade, também os produz enquanto seres; desta forma, se torna um objeto de investigação importante para a compreensão da sociedade hoje.



Resumo Inglês:

This article aims to analyze and compare Brazilian country music from different decades in order to identify which elements have been preserved, which have changed over time and the possible associations between these transformations and the increase in the urban population. For this, two country songs were selected, one from 1926 and the other from 2028, in order to identify which musical elements have been transformed and which have been preserved over the time and under the influence of the rural exodus process. Through bibliographic research, we found that our country has undergone  through a significant urbanization, especially since the 1960s and this fact, aggravated by the influence of the cultural industry, caused changes in habits, actions and, consequently, caused changes in people's listening places; the wiretaps that were made and produced in the rural environment differ in many of the wiretaps that are made and produced in urban environments today. Such changes directly imply people's form of expression and artistic production. Through analytical research of the narrative and musical elements, this transformation of the listening places is evident, and demonstrates the culture, practices and concepts of two very diverse  contexts (rural and urban). Listening places are produced by living beings and, in reciprocity, also produces them as beings; in this way, it becomes an important research object for the understanding of society today.