O artigo analisa o processo de inserção de Maçons, das Lojas Deus e Fraternidade e Fraternidade Jaguaribana, e Protestantes, da Igreja Presbiteriana, na cidade de Russas, localizada no interior do Estado do Ceará, na região do Baixo Vale do Jaguaribe, entre os anos de 1929 e 1944, período em que aconteceram as primeiras ações maçônicas e protestantes, bem como a fundação dos seus espaços institucionais. Objetiva-se compreender, portanto, em que medida a presença destes grupos, que também teceram relações de proximidades, ocasionou fissuras no tabernáculo da Igreja Católica, instituição religiosa que então dispunha de forte domínio perante o campo religioso desta cidade. Empiricamente, utilizaremos fontes mnemônicas, hemerográficas, livros de memória e livros eclesiais da Paróquias de Nossa Senhora do Rosário de Russas. No aspecto teórico-metodológico, utilizaremos os conceitos de campo religioso e poder simbólico, ambos de autoria do sociólogo francês Pierre Bourdieu.
The article analyzes the process of insertion of Freemasons, from Lojas Deus e Fraternidade and Fraternidade Jaguaribana, and Protestants, from the Presbyterian Church, in the city of Russas, located in the interior of the State of Ceará, in the Baixo Vale do Jaguaribe region, between the years from 1929 to 1944, a period in which the first Masonic and Protestant actions took place, as well as the founding of its institutional spaces. The aim is to understand, therefore, to what extent the presence of these groups, which also formed close relationships, caused cracks in the tabernacle of the Catholic Church, a religious institution that then had a strong hold on the religious field of this city. Empirically, we will use mnemonic and hemerographic sources, memory books and ecclesiastical books from the Parish of Our Lady of the Rosary of Russas. In the theoretical-methodological aspect, we will use the concepts of religious field and symbolic power, both authored by the French sociologist Pierre Bourdieu.