No conto “Trio em lá menorâ€, Machado de Assis utiliza elementos da teoria musical para
designar, a partir do tÃtulo, cada uma de suas partes: I Adagio cantabile, II Allegro ma non
troppo, III Allegro appassionato e IV Minueto, relacionando-as ao próprio enredo do conto.
Percebe-se ainda o intuito do autor de traduzir o que se passa no interior das personagens através
da música. Maria Regina, protagonista da história, amava dois homens ao mesmo tempo: Maciel
com 27 anos e Miranda de 50 anos. Desse cenário surge o triângulo amoroso. Na seqüência dos
relatos, há a correspondência dos significados musicais com os acontecimentos, em cada uma
das partes da narrativa. Há a presença permanente da sonata, como fundo musical durante todo o
texto. Maria Regina não conseguia escolher entre os dois pretendentes porque ambos não a
satisfaziam individualmente. Amava um ser ficcional que continha as caracterÃsticas positivas de
ambos. A indecisão de Maria Regina aborreceu aos dois homens até que perderam as esperanças
e desistiram. Só, fitando o céu em busca de uma estrela dupla, Maria Regina incapaz de alcançar
o astro esplêndido olha para dentro de si mesma e descobre duas grandes luzes. Em sonho, ouve
que sua pena seria oscilar por toda a eternidade entre dois astros incompletos. Sua vida, uma
eterna busca pela perfeição, seria sempre acompanhada do som da sonata do absoluto. Na
medida em que a leitura transcorre emerge dos eventos e do conto todo um melhor entendimento
do sentido da narrativa de Machado de Assis relacionado ao conhecimento da música.
In the short story “Trio em lá menorâ€, Machado de Assis uses musical terminology as the
designated titles for each part of the story: I Adagio cantabile, II Allegro ma non troppo, III
Allegro appassionato, and IV Minueto, relating them to the short story plot. It is the author’s
intention to interpret what happens within the story through musical analogy. Maria Regina, the
stories main character, loves two men at the same time: Maciel, 27 years old and Miranda, 50.
From this scenario develops a love triangle. In the sequence of the story, there is a
correspondence of musical significance to the events that take place, in each part of the story.
There is the constant presence of sonata as background music during all the text. Maria Regina
cannot choose between the two men because neither satisfies her, completely. She loves a
fictional person, who has the positive characteristic from both men. Maria Regina indecision
bores the two men until they both lose hope and give up the idea of love. Alone, looking at the
sky to find a double star, Maria Regina, is unable to see the splendid star; and so when looking
into herself she sees two big lights. Dreaming, she listens that her punishment will be to swing
between two incomplete stars for eternity. Her life, an eternal search for perfection, would
always have the absolute sonata sound. As the story continues, a better understanding emerges
from the events and from the entire short story of Machado de Assis text, which was enhanced
by his musical knowledge.