Este trabalho pretende, a partir de uma perspectiva arqueogenealógica, discutir as
relações possÃveis entre o discurso da cantora Madonna e o conceito de parrêsia. Para
tanto, recorre inicialmente aos apontamentos de Michel Foucault acerca das
modalidades de subjetivação via verdade, surgidas e desenvolvidas segundo as
problemáticas do cuidado de si e da parrêsia. Adiante, elenca caracterÃsticas da
chamada parrêsia cÃnica e traça paralelos entre esta e três enunciados de Madonna: o
livro Sex e duas entrevistas contemporâneas deste. Finalmente, discute a mesma
aproximação segundo a diferenciação realizada por Jean Baudrillard entre sedução e
gozo, percebendo no discurso de Madonna um complicador parresiástico, qual seja, o
simulacro da indústria do entretenimento.
This paper aims, from the perspective of an archaeogenealogy, discuss possible
relationships between the discourse of Madonna and the concept of parrêsia. It is based
initially on appointments of Michel Foucault on the modalities of subjectivity by truth
emerged and developed along the issues of self-care and parrêsia. Below, lists
characteristics of the call cynical parrêsia and draws parallels between this and three
statements of Madonna, the book Sex and two contemporary interviews this. Finally, it
discusses the same approach according to the differentiation made by Jean Baudrillard
between seduction and pleasure, concluding in the Madonna’s speech Madonna not
parrêsia but the simulacrum of the entertainment industry.