Este artigo tem o intuito de questionar e problematizar a representação midiática clássica das madrastas nas animações e contos infantis, que promovem em sua moral uma associação dessas mulheres à maldade. Argumentamos que esse tipo de representação tem diálogo com as construções familiares da sociedade brasileira, e temos como principal hipótese para a origem dessa representação problemática o fato de ela ter sido construída em cima de valores patriarcais, endossados pela igreja cristã, da época em que esses contos foram criados, no século XIX. Para este fim, analisamos as animações de Branca de Neve e os Sete Anões e A Gata Borralheira/Cinderela tanto em suas versões originais, escritas pelos Irmãos Grimm, quanto suas adaptações para animação feita por Walt Disney em 1938 e 1950, respectivamente.
This article aims to question and problematize the classic media representation of stepmothers in animations and children's stories, which promote, in their moral, an association of these women with evil. We argue that this type of representation affects the family constructions in Brazilian society, and our main hypothesis for the origin of this problematic representation is the fact that it was built on top of patriarchal values, endorsed by the Christian church, from the time these tales were published. created in the century. XIX. To this end, we will analyze the animations of Snow Whiteand the Seven Dwarfs and A Gata Cinderella/Cinderella both in their original versions, written by the Brothers Grimm, and their adaptations for animation made by Walt Disney in 1938 and 1950, respectively.
Este artículo tiene como objetivo cuestionar y problematizar la clásica representación mediática de las madrastras en animaciones y cuentos infantiles, que promueven, en su moraleja, una asociación de estas mujeres con el mal. Argumentamos que este tipo de representación afecta las construcciones familiares en la sociedad brasileña, y nuestra principal hipótesis sobre el origen de esta problemática representación es el hecho de que fue construida sobre valores patriarcales, avalados por la iglesia cristiana, desde el momento en que estas Se publicaron cuentos creados en el siglo. XIX. Para ello, analizaremos las animaciones de Blancanieves y los siete enanitos y A Gata Cenicienta/Cenicienta tanto en sus versiones originales, escritas por los hermanos Grimm, como sus adaptaciones para animación realizadas por Walt Disney en 1938 y 1950, respectivamente.