MAMACITA FALA, VAGABUNDO SENTA ARTIVISMO, CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E RESISTÊNCIA EM KAROL CONKA

EntreLetras

Endereço:
Coordenação do Profletras. Rua Paraguai esq. c/Uxiramas, s/n. Setor Cimba
Araguaína / TO
77824-838
Site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/about
Telefone: (63) 3416-5698
ISSN: 21793948
Editor Chefe: Luiza Helena Oliveira da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

MAMACITA FALA, VAGABUNDO SENTA ARTIVISMO, CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E RESISTÊNCIA EM KAROL CONKA

Ano: 2019 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: R. Afonso-Rocha, I. M. Melo, C. R. Santos
Autor Correspondente: R. Afonso-Rocha | [email protected]

Palavras-chave: (est)ética, sociabilidade, discurso de resistência, artivismo negro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho, analisamos as letras de quatro canções da rapper Karol Conka, enquanto fenômeno de socialidade. O nosso objetivo é identificar, nessas músicas, elementos político-estéticos de notação contra-hegemônica. Como aporte teórico, os estudos sociológicos de Michel Maffesoli são tomados como instrumento de compreensão dos processos dinâmicos de construção identitária. Sugerimos, então, que a poética da rapper, nessas canções, possui perfil artivista, já que tensiona a norma estética padrão centrada no masculino, branco, cristão, burguês. A relevância teórica da pesquisa decorre do imperativo analítico de se compreender a estetização da vida como fenômeno de socialidade da mulher negra e periférica. A pertinência prática exterioriza-se na inevitabilidade, no contexto atual de popularização de discursos de ódio, da circulação de estudos contra-canônicos, como meios efetivos e afetivos de contestação e resistência. Para esta pesquisa, foram examinadas as músicas Tombei, É o poder, Lalá e Gandaia por serem mais emblemáticas para o presente estudo.



Resumo Inglês:

In this work, we analyze the lyrics of four songs by rapper Karol Conka as a phenomenon of sociality. Our goal is to identify, in these songs, political-aesthetic elements of counter-hegemonic notation. As a theoretical contribution, the sociological studies of Michel Maffesoli are taken as an instrument of understanding the dynamic processes of identity construction. We suggest, then, that the rapper's poetics, in these songs, has anartivist profile, that is, it stresses the standard esthetic norm centered on the masculine, white, Christian, bourgeois. The theoretical relevance of the research stems from the analytical imperative of understanding the aestheticization of life as a phenomenon of sociality of black and peripheral women. The practical pertinence is expressed in the inevitability, in the current context of popularization of discourses of hatred, of the circulation of counter-canonical studies, as effective and affective means of contestation and resistance. For this research, the songs Tombei, É poder, Lalá and Gandaia were examined for being more emblematic for the present study.