Mamulengo e história de vida: entrecruzamentos que ensinam

Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

Endereço:
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-100
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 2595-0347
Editor Chefe: Prof. Dr. Paulo Balardim
Início Publicação: 15/06/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Mamulengo e história de vida: entrecruzamentos que ensinam

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 23
Autores: Barbara Duarte Benatti, Izabela Costa Brochado
Autor Correspondente: Barbara Duarte Benatti | [email protected]

Palavras-chave: teatro de bonecos popular, mamulengo, tradição, mulheres, História Oral

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é uma reflexão sobre o trabalho de campo que desenvolvemos durante o curso de Mestrado e Artes Cênicas na Universidade de Brasília (UnB) no ano de 2017. O assunto abordado na dissertação era sobre as novas gerações de brincantes de Mamulengo do gênero feminino da cidade de Glória do Goitá (PE). O Mamulengo é uma brincadeira de teatro de bonecos popular de Pernambuco e como tradição oral, é permanentemente ressignificado por seus produtores. A brincadeira permite a participação e o diálogo com o público. A relação é dinâmica, se realiza no fortalecimento da identidade das comunidades que por meio da brincadeira explicitam, expressam e denunciam valores, informam suas visões de mundo, seus desejos, experiências individuais e coletivas. O que apresentamos aqui é um recorte da história da mamulengueira Cida Lopes que, por meio da arte que expressa e das narrativas pessoais que conta, nos apresenta uma dimensão política sobre como são perpetuadas as relações de poder e violência na identidade da mulher nordestina negra.