MANOEL DE MELLO: EXPOENTE NA RADIODIFUSÃO RELIGIOSA AO ANONIMATO NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

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ISSN: 2317-3688
Editor Chefe: Sylvio Fausto Gil Filho
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

MANOEL DE MELLO: EXPOENTE NA RADIODIFUSÃO RELIGIOSA AO ANONIMATO NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: José Hélio de Lima
Autor Correspondente: José Hélio de Lima | [email protected]

Palavras-chave: Manoel de Mello, pentecostalismo de rádio, Igreja O Brasil Para Cristo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No estudo da historiografia dos movimentos religiosos brasileiros, constata-se que o catolicismo romano predominou por quase quatro séculos, e que foi no início do século XX que o monopólio foi quebrado quando ela deixou de ser a religião oficial do Estado, mas foi, sobretudo com o advento do protestantismo e, posteriormente, do pentecostalismo que outras formas de crenças cristãs passaram a ganhar espaço. Os evangélicos representam hoje quase um quarto da população nacional, e destes os pentecostais e neopentecostais somam mais de setenta por cento dos fieis. Até meados da década passada esses fieis eram ignorados como grupo ou segmento religioso nos livros de história brasileira utilizados nas escolas públicas e também nos centros de pesquisa da historiografia nacional. Alguns personagens importantes na formação das crenças e valores religiosos, como o Missionário Manoel de Mello, fundador da Igreja Pentecostal O Brasil Para Cristo, não deveriam estar fora dos principais textos, especialmente aqueles que narram os fenômenos religiosos modernos, como os midiáticos neopentecostais e católicos carismáticos. Diante destes fatos nesta pesquisa há uma proposta de levantar a questão observando algumas pesquisas que apontaram Mello como o personagem central do movimento denominado “pentecostalismo de rádio”.



Resumo Inglês:

In the historiography study about Brazilian religious movements is noted that Roman Catholicism prevailed for about four centuries, and that was in the beginning of XX century that the monopoly was broken when it ceased to be the official religion on the state, but was mainly with the advent of Protestantism, and later Pentecostalism that other Christian forms of beliefs began to get space. At the moment the Evangelicals represent about a quarter of the national population, and the Pentecostals and neo-Pentecostals add more than seventy percent of the believers. Until the middle of the last decade these believers were ignored as a religious group or segment in Brazilian history books used in public schools and also in the research centers at national historiography. Some important character in the beliefs formation and religious values, such as Manoel de Mello missionary, founder of The Brazil for Christ Pentecostal Church, should not be out of the main texts, especially those who describe the modern religious phenomenon, like the neo-Pentecostals and Catholic charismatics midiatics. Given these facts, in this research there is a proposal to raise the questions observing some researches that indicated Mello as the central character of the movement called "Pentecostalism in the radio."