A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas

Lumina

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ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A manutenção da Jornada do Herói no cinema: um olhar inicial sobre a trilogia do Cavaleiro das Trevas

Ano: 2013 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Anelise Rublescki
Autor Correspondente: A. Rublescki | [email protected]

Palavras-chave: Jornada do Herói; Identidade Cultural; Cinem

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Resumo Português:

O artigo tem por objetivo evidenciar como o cinema de entretenimento hollywoodiano continua utilizando, em pleno século XXI, uma estrutura narrativa secular: a Jornada do Herói. Especialmente a partir de Guerra nas Estrelas (George Lucas, 1977) - o primeiro longa-metragem a fazer uso integral dos conceitos propostos por Joseph Campbell, os roteiros passam a revisitar, com crescente frequência, essa estrutura narrativa pré-moldada. É o caso, por exemplo, da série Harry Potter, de James Bond, das trilogias De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985, 1989, 1990), Matrix (Irmãos Wachowski, 1999, 2003, 2003) e X-Men (Bryan Singer, 2000, 2003; Brett Ratner, 2006) e, no caso da presente análise, dos últimos três filmes protagonizados pelo super-herói Batman. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-empírico. Os conceitos de Joseph Campbell e de um dos principais pesquisadores de sua obra, Christopher Vogler, além de Kathryn Woodward, Raymond Williams e Stuart Hall fornecem o amparo teórico para a discussão empírica da trilogia do Batman, o Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan.