Mapas e Desejos: os Universos de Ensaio para uma Cartografia e O Escuro que te Ilumina no teatro de Mónica Calle

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Mapas e Desejos: os Universos de Ensaio para uma Cartografia e O Escuro que te Ilumina no teatro de Mónica Calle

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 45
Autores: António Figueiredo Marques
Autor Correspondente: António Figueiredo Marques | [email protected]

Palavras-chave: cartografia performativa, dramaturgia do corpo, resistência, evangelhos, Mónica Calle

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo estuda a viragem performativa no teatro de Mónica Calle – Casa Conveniente, em que a fala, aparentemente excluída, e a dramaturgia do corpo, em exacerbamento, se tornarão um modo de texto ausente. Para tal, comparam-se dois espetáculos, Ensaio para uma Cartografia e O Escuro que te Iluminaou as Últimas Sete Palavras de Cristo, e seus universos de criação. Propôs-se uma cartografia performativa resultante dos mapas espaciais e subjetivos desses universos, efetuando uma historiografia da companhia, discutindo uma espectadoria da estética da encenadora e textualizando as experiências do corpo. Através de uma abordagem autoetnográfica, imergiu-se, de modo teórico e prático, no pulsar, no desejo, na resistência física e espiritual e na dialética singular-coletivo – características do trabalho artístico de Calle. Em regimes de escrita distintos, o artigo divide-se em duas partes: em I analisam-se as fases de criação dos dois universos e em II desenvolve-se um ensaio comprometido de investigador-performer.



Resumo Inglês:

This paper inquiries the performative turn in the theater of Monica Calle – Casa Conveniente, where the speech, apparently excluded, and the dramaturgy of the body, in exacerbation, will become a mode of "absent text". To this end, two performances are compared, Ensaio para uma Cartografia and O Escuro que te Ilumina ou as Últimas Sete Palavras de Cristo, together with its creative universes. Developing a historiography of the company, discussing a spectatorship of the aesthetics of this theatre-maker and textualizing the experiences of the body, we come to suggest that a performative cartography is the result of the spatial and subjective maps of these universes. Based on an autoethnographic approach, we have immersed (in a theoretical and practical way) in the drive, the desire, the physical and spiritual endurance and in the singular-collective dialectic – features of Calle’s artistic work. Using distinct writing regimes, the paper is divided into two parts: in I, the creation phases of the two universes are analyzed and, in II, a committed essay as a researcher-performer is sketched.



Resumo Espanhol:

El artículo estudia el giro performativo en el teatro de Mónica Calle – Casa Conveniente, en el que el discurso, aparentemente excluido, y la dramaturgia del cuerpo, en exacerbación, se convertirán en una modalidad de “texto ausente”. Para ello, se comparan dos espectáculos, Ensaio para uma Cartografia y O Escuro que te Ilumina o las Últimas Sete Palavras de Cristo, y sus universos de creación. Se propuso una cartografía performativa resultante de los mapas espaciales y subjetivos de estos universos, realizando una historiografía de la compañía, discutiendo una espectaduría de la estética de la directora y textualizando las vivencias del cuerpo. A través de un abordaje autoetnográfico, se sumergió, de forma teórica y práctica, en la pulsión, en el deseo, en la resistencia física y espiritual y en la dialéctica singular-colectiva – características del trabajo artístico de Calle. En distintos regímenes de redacción, el artículo se divide en dos partes: en la I se analizan las fases de creación de los dos universos y, en la II, se desarrolla un ensayo comprometido de investigador-performer.