Opsis
MAQUIAVEL E WEBER: A LÓGICA DO PODER E A ÉTICA DA AÇÃO – O “PRÍNCIPE-CENTAURO” E O “HOMEM AUTÊNTICO”
Autor Correspondente: L. C. M. Rosa | [email protected]
Palavras-chave: Maquiavel, Estado, polÃtica, ética, realismo, Weber./ Machiavelli, State, politics, ethics, realism, Weber./ Maquiavel, Estado, polÃtica, ética, realismo, Weber.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Sobrepondo-se ao ideal que se impõe à teoria polÃtica que circunscreve a sua atividade à busca do bem comum e se detém, por essa razão, na
investigação dos princÃpios capazes de viabilizar a instauração do bom governo,
a perspectiva de Maquiavel, através do fundamento da experiência e das exemplificações da historialidade, converge para a descoberta de leis que possibilitem
a fundação de um Estado, a obtenção do poder e a sua conservação, a instituição
da ciência empÃrica da polÃtica, que, caracterizada pela objetividade e realismo,
demanda, no âmbito da relação que envolve ética e polÃtica, uma distinção entre
a moral privada e a moral pública, implicando uma correspondência com a interpretação de Weber, que analisa os fundamentos do poder e imputa ao Estado a
condição de detentor da violência “legÃtimaâ€, identificando a polÃtica como uma
relação de dominação e a possibilidade do exercÃcio de duas éticas, a saber, a “ética das últimas finalidades†(“ética da convicçãoâ€) e a “ética da responsabilidade
Resumo Inglês:
Superimposed on the ideal that is imposed on the political theory
that restricts its activity to search for the common good and has, therefore, the
investigation of the principles which will allow the establishment of good government, the prospect of Machiavelli, through the foundation the experience
and exemplifications of historialidade, converges to the discovery of laws that
allow the establishment of a State, the attainment of power and its conservation, the introduction of empirical science of politics, which is characterizedby objectivity and realism, demand, under relationship that involves ethics and
politics, a distinction between private morality and public morality, implying a
match with the interpretation of Weber, who analyzes the foundations of power
and imposes the condition of the state holding the “legitimate†violence, identifying the policy as a relation of domination and the possibility to exercise two
ethics, namely the “ethic of the purposes last†(“ethic of convictionâ€) and “ethic
of responsibilityâ€.
Resumo Espanhol:
Sobreponiéndose al ideal que se impone a la teorÃa polÃtica que circunscribe a su actividad a la búsqueda del bien común y se detiene, por esa
razón, en la investigación de los principios capaces de viabilizar la instauración
del buen gobierno, la perspectiva de Maquiavel, a través del fundamento de
la experiencia y de las ejemplificaciones de la historialidad, converge para la
descubierta de leyes que posibiliten la fundación de un Estado, la obtención del
poder y la conservación, la institución de la ciencia empÃrica de la polÃtica, que,
caracterizada por la objetividad y realismo, demanda, en el ámbito de la relación
que envuelve ética y polÃtica, una distinción entre la moral privada y la moral
pública, implicando una correspondencia con la interpretación de Weber, qua
analiza los fundamentos del poder e imputa al Estado la condición de detentor
de la violencia “legÃtimaâ€, identificando la polÃtica como una relación de dominación y la posibilidad del ejercicio de dos éticas, el saber, la “ética de las ultimas
finalidades†(“ética de la convicciónâ€) y la “ética de la responsabilidadâ€.