Este trabalho objetiva encontrar possÃveis conexões entre o cinema de Glauber Rocha, com sua estética e fluxo temporal próprios, e o pensamento filosófico de Walter Benjamin, principalmente no tocante à s técnicas de montagem e à utilização de alegorias como forma de apresentar uma imagem dialética latente. À luz da produção de um pensamento crÃticopoético, propõe-se, a partir da imersão na reflexividade cientÃfica e filosófica da produção audiovisual, uma analogia entre os conceitos de história em Benjamin e “vontade de história†em Glauber, através da Eztetyka da fome (1965) e da Eztetyka do Sonho (1971) e das suas obras fÃlmicas da década de 1960.
This article aims to find possible connections between Glauber Rocha’s cinema, with its own aesthetic and time flow, and Walter Benjamin’s philosophy, especially regarding montage and the use of allegories as a way to present latent dialectical images. Considering the production of a critical-poetic thinking, an analogy based on the immersion in the scientific and philosophical thinking of audiovisual production is proposed between the concept of history in Walter Benjamin, on the one hand, and, on the other hand, Cinema Novo filmmaker’s “will of history†through the Eztetyka da fome (1965) and Eztetyka do sonho (1971) and his 1960s movies.