Este artigo investiga sobre as marcas do erotismo no conto Chapeuzinho Vermelho, verificando por meio da análise comparativa entre o conto de fadas tradicional e os recontos feitos pelos Irmãos Grimm (1989) e Rubem Alves (2004), de que maneira a abordagem da sexualidade e dos desejos estão presentes em um texto voltado para o público infantil. O fato de narrar ou contar histórias faz parte da interação dos indivíduos entre si em um determinado contexto sócio histórico e o conto tornou-se um gênero textual muito importante neste processo, como os contos de fadas, dentre os quais, nos vêm à memória histórias universalmente conhecidas, como a de Chapeuzinho Vermelho. No entanto, por trás da beleza e inocência presentes nestes contos, há um universo muito amplo de significações distintas e peculiares, a exemplo, as marcas do erotismo, aspecto analisado neste trabalho, tendo como suporte teórico os autores Elias (2013), Bettelheim (1980), Tatar (2002) e outros.
This article investigates the eroticism in the Little Red Riding Tale, verifying through a comparative analysis between the traditional fairy tale and the retellings made by Brothers Grimm (1989) and Rubem Alves (2004). Sexuality and desires are present in a text aimed at children. The fact of narrating or telling stories is part of the interaction of individuals with each other in a particular socio-historical context and the story has become a very important textual genre in this process, as fairy tales, among which, come to mind Stories universally known as Little Red Riding Hood. However, behind the beauty and innocence present in these tales, there is a very wide universe of distinct and peculiar meanings, for example, the marks of eroticism, an aspect analyzed in this work, having as theoretical support the authors Elias (2013), Bettelheim (1980), Tatar (2002) and others