Apresentamos, neste trabalho, uma análise estilística da canção Águas de Março (1972) do cantor e compositor brasileiro Tom Jobim. Para tanto, fomos guiados pelos pressupostos teórico-metodológicos da estilística da língua ou descritiva (BALLY, 1941, 1951). Objetivamos, com isso, identificar e discutir a relevância de recursos estilísticos e/ou expressivos para a construção das mensagens vinculadas na canção, tida como uma das mais conhecidas e belas da Musica Popular Brasileira (MPB). Nossas análises indicam que a presença de recursos expressivos como arranjos rítmicos, predominância de determinados fonemas e figuras do som, construções sintáticas, não muito usuais, dentre outros fenômenos ressaltam a simbologia poética e cultural de Aguas de Março.
In this work, we present a critical analysis of the song Águas de Março (1972) of the Brazilian composer and singer Tom Jobim. To do so, we were guided by the theory and methodological approach of the stylistic of the language or descriptive (BALLY, 1941, 1951). By doing so we aim to identify and discuss the relevance of stylistic recourses and/or expressive for the construction of the messages linked to the song, known as one of the most beautiful and recognized among the Popular Brazilian Music (PBM). Our analysis indicates the presence of expressive recourses such as melody, predominance of phonemes and sound figures, syntactic constructions, not very usual, among other phenomena that highlights the poetic and cultural symbols present in Águas de Março.