Marcos na legitimação do Teatro para Jovens no Chile nos anos 2000

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Marcos na legitimação do Teatro para Jovens no Chile nos anos 2000

Ano: 2022 | Volume: 2 | Número: 44
Autores: Catalina Villanueva, Héctor Ponce de la Fuente, Paulo Olivares, Camilo Rossel
Autor Correspondente: Catalina Villanueva | [email protected]

Palavras-chave: teatro infantil, teatro familiar, arte educação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo identifica feitos cruciais para o desenvolvimento do Teatro Para Audiências Jovens (TPAJ) no Chile da década de 2000. Apresenta-se uma visão sintética do TPAJ no Chile, reconhecendo, com base nas noções bourdianas, uma tensão entre objetivos educacionais e objetivos artísticos que implicou a deslegitimação deste tipo de criações. O artigo analisa entrevistas com importantes agentes do período para discutir como determinados marcos contribuíram para legitimar o TPAJ no campo teatral chileno, buscando um equilíbrio entre educação e arte e enfatizando o respeito à capacidade de seus públicos de ter experiências estéticas valiosas.



Resumo Inglês:

This article identifies crucial milestones for the development of Theatre for Young Audiences (TYA) during the 2000s in Chile. A synthetic vision of the history of TYA in the country is presented, recognising, based on Bourdian notions, a tension between educational objectives and artistic objectives implied in the delegitimization of this type of creations. The article analyses interviews with significant agents of the period to discuss how these milestones contributed to the legitimation of TYA in the Chilean theatre field, seeking a balance between education and art and emphasizing respect for the capacities of their audiences to have valuable aesthetic experiences. 



Resumo Espanhol:

En este artículo se identifican hitos cruciales para el desarrollo del Teatro para Audiencias Jóvenes (TPAJ) de la década del 2000 en Chile. Se presenta una visión sintética del TPAJ en Chile, reconociendo, en base a nociones Bourdianas, una tensión entre objetivos educativos y objetivos artísticos que ha implicado la deslegitimación de este tipo de creaciones. El artículo analiza entrevistas a agentes significativos del periodo para discutir cómo ciertos hitos contribuyeron a legitimar el TPAJ en el campo teatral chileno, buscando un balance entre educación y arte y enfatizando el respeto por la capacidad de sus audiencias de tener experiencias estéticas valiosas.