Marginalias: notas cruzadas sobre Sergio Milliet

Revista Visuais

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ISSN: 2447-1313
Editor Chefe: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Início Publicação: 03/08/2015
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Marginalias: notas cruzadas sobre Sergio Milliet

Ano: 2021 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Naum Simão de Santana
Autor Correspondente: Naum Simão de Santana | [email protected]

Palavras-chave: Sergio Milliet, teoria da marginalidade, marginalidade da arte moderna, arte moderna, arte contemporânea brasileira

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo aborda o conceito de “marginalidade” utilizado pelo crítico de arte Sergio Milliet em sua explicação da arte moderna. O objetivo é aproximar os resultados dessa abordagem do debate entorno da chamada “arte marginal” brasileira da década de 1960. Por meio de oito tópicos, escrito no formato de notas (marginalias) à nossa tese de doutoramento, cruzaremos a reflexão de Milliet com a dos sociólogos norte-americanos Robert Park e Everett Stonequist (criadores do conceito de “marginalidade”) e com temas da arte contemporânea brasileira e sua condição cultural de subdesenvolvimento



Resumo Inglês:

This article deals the concept of “marginality” used by art critic Sergio Milliet in his approach to modern art. The objective is to bring the results of this approach closer to the debate surrounding the so-called Brazilian “marginal art” of the 1960s. Through eight chapters, written in the format of notes (marginalias) to our doctoral thesis, we will cross Milliet's reflection with that of the northern sociologists -Americans Robert Park and Everett Stonequist (creators of the concept of “marginality”) and with themes of Brazilian contemporary art and its cultural condition of underdevelopment.



Resumo Espanhol:

Este artículo aborda el concepto de “marginalidad” utilizado por el crítico de arte Sergio Milliet en su aproximación al arte moderno. El objetivo esacercar los resultados de este enfoque al debate en torno al llamado “arte marginal” de los años 60. A través de ocho capítulos, escritos en formato apuntes (marginalias) a nuestra tesis doctoral, cruzaremos la reflexión de Milliet con la de los sociólogos del norte -Los estadounidenses Robert Park y Everett Stonequist (creadores del concepto de “marginalidad”) y con temas del arte brasileño contemporáneo y su condición cultural de subdesarrollo.