Maria Sylvia Nunes: memórias, ensino e práticas teatrais em Belém do Pará

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Maria Sylvia Nunes: memórias, ensino e práticas teatrais em Belém do Pará

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 35
Autores: José Denis de Oliveira Bezerra, Ana Karine Jansen de Amorim
Autor Correspondente: Ana Karine Jansen de Amorim | [email protected]

Palavras-chave: Maria Sylvia Nunes; tea-tro amador; formação humanista

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A presente entrevista, realizada com a professora e diretora teatral Maria Sylvia Nunes, é um importante registro sobre as práticas do teatro amador paraense/brasileiro das décadas de 50 e 60 do século XX. Ela fez parte da pesquisa de doutoramento de Denis Bezerra (2016). A entrevista partiu de três eixos: 01 - história de vida (família, formação educacional); 2 - memórias do espaço urbano de Belém (espaços de circulação cultural); 3 - temas diversos sobre teatro paraense (artistas, grupos de teatro, espaços de ensaio e apresentação, dramaturgos, etc.). Suas memórias nos possibilitam perceber como o teatro brasileiro do Norte se organizava e se tornava espaço de fazer, refletir e construir uma sociedade mais humanista.



Resumo Inglês:

This interview with teacher and theater director Maria Sylvia Nunes is an important document on the amateur theater production in the Brazilian/Paraense theater from the fifties and sixties. It was part of Denis Bezerra’s PhD research (2016). The interview follows three axes: 1-Life story (family, educational training); 2-Memories from Urban space in Belém (cultural and circulation venues); 3-Miscellaneous themes on Paraense theater (artists, theater groups, rehearsal and performance venues, playwrights, etc.). Her memories allow us to perceive how the Northern Brazilian theater was organized and how it became a space of doing, reflecting and building a more humanistic society