Os resultados das teorias das paixões e, mais especificamente,
do determinismo sensorial de Étienne de Condillac culminaram na procura
do sentimento da existência. Tal idéia propunha a maximização da
sensação por meio de um aumento energético. Neste artigo, pretendo
percorrer as teorias passionais dos séculos XVII e XVIII para mostrar
como Sade se insere nessa tradição. Através da hipótese de que o crime
sadiano é gerado pela necessidade de buscar uma energia máxima, a fim
de apreender um sentimento mais vivo da existência de si mesmo,
defendo que o marquês opera uma sÃntese de pensamento, elevando ao
ápice as conseqüências do sensualismo.
The results of the theories of passions and the thought of
Étienne de Condillac about sensory determinism culminated in the
search of the feeling of existence. This idea suggests that, to maximize
the sensation, an energy increase is required. In this paper, I intend to go
through the seventeenth and eighteenth century theories of passions to
argue that Sade carries on the Sensualism tradition. Assuming that
Sadian crime is generated by the need to seek a maximum energy, in
order to gain a much clearer feeling of the existence, I maintain that the Marquis operates a synthesis of thought, elevating the Sensualism
consequences to its peak.