MARTIN HEIDEGGER E A MÍSTICA MEDIEVAL. EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA
Síntese
MARTIN HEIDEGGER E A MÍSTICA MEDIEVAL. EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA
Palavras-chave: MÃstica. Sujeito e fundamento. Religiosidade cristã. Originário. Teologia / Mysticism. Subject and foundation. Christian religiousness. Origin. Theology
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O artigo comenta globalmente algumas anotações da Vorlesung não proferida – “Os Fundamentos Filosóficos da MÃstica Medieval†(1918-1919) – na tentativa ainda fragmentária de esboçar uma compreensão fenomenológica da experiência mÃstica. Assim, destaco, primeiramente, as duas observações iniciais de Heidegger sobre o sentido ambÃguo da formulação “fundamentos filosóficos da mÃstica medieval†ora com base na história da filosofia (1), ora com base na abordagem fenomenológica. Em segundo lugar, optando pela mÃstica medieval como expressão (Ausdruck) da religiosidade cristã, Heidegger estabelece uma dupla distinção: de um lado, a religiosidade se distingue tanto da filosofia da religião como da teologia; de outro lado, a separação entre o problema da teologia e problema da religiosidade cristã (2). Por fim, em função desta oposição problemática entre teologia escolástica e mÃstica medieval, trato brevemente da permanência ambÃgua do esquema de pensamento da teologia cristã no Denkweg de Heidegger, que pressupõe inegavelmente suas origens católicas (3).
Resumo Inglês:
This article broadly discusses Heidegger’s notes for his undelivered Vorlesung - “The Philosophical Foundations of Medieval Mysticism†(1918-1919) - in a still fragmentary attempt to outline a phenomenological understanding of the mystical experience. In order to do so, I first highlight the two initial observations of Heidegger concerning the meaning of the ambiguous wording “philosophical foundations of medieval mysticismâ€, sometimes referring to the basis of mysticism in the history of philosophy (1), sometimes to its phenomenological approach. Second, I discuss Heidegger’s option to consider medieval mystic as expression (Ausdruck) of Christian religiousness. Thus, the author establishes a double distinction: on the one hand, religiousness distinguishes itself from both the philosophy of religion and theology, and on the other hand, the problem of theology is separated from that of Christian religiousness (2). Finally, in light of this problematic opposition between scholastic theology and medieval mysticism, I briefly deal with the ambiguous persistence of the model of thinking of the Christian theology in Heidegger’s Denkweg, that unmistakably presupposes his Catholic origins (3).