Martins Pena teve uma vasta produção teatral no Brasil da primeira metade dos Oitocentos como autor de comédias, gênero considerado menor pela tradição desde a Poética de Aristóteles, que a caracterizava como “a imitação de homens inferioresâ€. Nesse contexto, levantamos a questão de que a importância de sua obra no panorama teatral brasileiro pode ter sofrido, de inÃcio, algum prejuÃzo – por parte de autores como SÃlvio Romero e José VerÃssimo. Colocamos, assim, em discussão a ausência, durante certo perÃodo, de uma historiografia teatral que permitisse separar a literatura das artes da cena, uma vez que Martins Pena, “um homem do teatroâ€, por possuir caracterÃsticas marcantes voltadas especificamente à construção dramatúrgica da ação, teria sido posto em perspectiva diferenciada com relação a outros autores que se voltavam mais propriamente para a construção textual da cena.
Martins Pena had a wide theatrical production in the first half of the nineteenth century as a comedy author, which has been seen as a minor genre since Aristotle's Poetics, characterized as "an imitation of men worse than the average". In such context, we propose that his work’s importance may have suffered some losses – caused by interpretations made by critics like SÃlvio Romero and José VerÃssimo. Thus, we present our discussion of the absence, during a certain period, of a theatrical historiography that would allow us to separate Literature from Performing Arts, since Martins Pena, a "theatre man" who had salient features regarding the construction of dramaturgical action, had his work put on a different perspective in relation to other authors focused on scene’s textual construction.