Este ensaio busca contextualizar a ebulição histórica da década de 1980, recorte temporal em que se passa a maior parte da narrativa de Djaimilia Pereira de Almeida, Luanda, Lisboa, Paraíso (2019). Considerando a ocorrência concomitante de alguns eventos históricos – a colonização, o regime salazarista português e as guerras coloniais de libertação dos países africanos –, intenta-se traçar algumas observações acerca das masculinidades vigentes nesse período, bem como dos seus paradigmas e subversões, alocando as personagens do romance, nomeadamente Cartola e Aquiles. Para tanto, recorre-se aos estudos de Rosas (2001), a fim de perspectivar o Estado Novo português; de Lugarinho (2017), que traça a aparição das masculinidades em algumas produções literárias dos PALOPs; e de Stanley (2019), cujo trabalho permite estabelecer parâmetros entre os regimes fascistas globais e a ditadura de Salazar, em Portugal. Evocam-se outros estudos para a elaboração deste trabalho, mas os já citados são basilares porquanto permitem colocar em perspectiva a construção das personagens principais do romance de Djaimilia Pereira de Almeida.
This essay seeks to contextualize the historical upheaval of the 1980s, a period in which most of the narrative by Djaimilia Pereira de Almeida, Luanda, Lisboa, Paraíso (2019) takes place. Juxtaposed with colonization, the Portuguese Salazar regime and the colonial wars of liberation in African countries, the aim is to outline considerations about current masculinities, as well as their paradigms and subversions, highlighting the characters of the novel, namely Cartola and Aquiles. To this end, we resort to the studies of Rosas (2001) in order to provide a perspective on the Portuguese Estado Novo; of Lugarinho (2017), which traces the appearance of masculinities in some literary productions from the PALOPs; and Stanley (2019), whose work allows us to establish parameters between global fascist regimes and Salazar’s dictatorship in Portugal. Other studies are mentioned for the preparation of this work, but those already mentioned are basic because they allow us to put into perspective the construction of the main characters of Djaimilia Pereira de Almeida’s novel.