Este artigo visa refletir sobre a contribuição da doutrina espiritual hindu para o estabelecimento de parâmetros práticos de experiência com o sagrado nas diferentes danças dramáticas indianas, tomando o corpo do intérprete como veículo de manifestação da experiência estética e espiritual. Para realizar tal análise, nos debruçaremos sobre a relação mestre-discípulo e o conceito de Linhagem; a relação entre Mitologia e Religião; a organização do repertório tradicional, até chegar ao treinamento e a construção corporal, gestual e facial que caracterizam estas manifestações. O principal referencial teórico vem do Natyasastra, complementado pela experiência pessoal dos autores, por quase duas décadas, com as danças dramáticas indianas.
This article aims to reflect on the contribution of Hindu spiritual doctrine to establish practical parameters of experience with the sacred in different Indian dramatic dances, taking the artist’s body as a vehicle of manifestation of aesthetic and spiritual experience. To perform this analysis, we will look on the master-disciple relationship and the concept of Lineage; the relationship between Mythology and Religion; the organization of traditional repertoire, until reach to the training methods and body, facial and gestural construction that characterize these artistic events. Our main theoretical reference comes from Natyasastra, complemented by personal experience of the authors with the dramatic dances for nearly two decades.