Este trabalho objetiva investigar em que medida as materialidades contribuem na construção de sentido nos filmes, e quais as possibilidades de se considerar os processos de distensão entre significante e significado nos estudos de cinema, partindo de uma problematização de Gumbrecht sobre os estudos de linguagem na contemporaneidade, e tomando como objeto privilegiado o filme São Bernardo, de Leon Hirszman. Buscamos construir a passagem do pensamento deste autor ao campo cinematográfico trazendo aportes da crítica francesa, e também das incursões semiológicas de Christian Metz, que, como Gumbrecht, vale-se das proposições de Hjelmslev acerca da oposição entre conteúdo e expressão.
This work aims to investigate the extent to which materialities contribute to the meaning construction in films, and what are the possibilities of considering the distension processes between signifier and significance in cinema studies, starting with a Gumbrecht questioning on contemporary language studies, and taking as a privileged object the film São Bernardo, by Leon Hirszman. We seek to construct the passage of this author’s thought to the cinematographic field with contributions from French criticism, as well as Christian Metz’s semiological incursions, who, like Gumbrecht, draws on Hjelmslev’s propositions regarding the opposition between content and expression.